O município de Aracruz resolveu que vai abrir todo o comércio da cidade. A prefeitura publicou um decreto nesta segunda-feira em que determina a abertura de todas as atividades comerciais da cidade em todos os dias da semana, diferente do revezamento promovido pelo governo do Estado, com alternância de funcionamento entre dias ímpares e pares.

 "Considerando que a metodologia utilizada pelo governo do Estado na Portaria n.º 130-R de 04 de julho de 2020, que autorizou os municípios com até 70 mil habitantes a realizarem atos administrativos fixando horário de atendimento presencial nos estabelecimentos comerciais não respeitou as particularidades geográficas e urbanísticas de Aracruz, em especial a existência de distritos regionais, com adensamento populacional, que dista, em média, até 35 km da sede administrativa da cidade de Aracruz". 

Aracruz tem aproximadamente 101.220 habitantes, de acordo com dados do IBGE. A cidade tem 1.205 casos confirmados de covid-19 até a manhã desta terça (7) e 34 mortes, segundo o Painel Covid-19 divulgado pelo governo do Estado. O índice de letalidade da doença no município é de 2,82%. Para se ter uma ideia o maior índice de letalidade está em Alto Rio Novo, com 12,82% (5 mortes). Oito municípios não registraram mortes, sendo cinco no Sul do Estado e três no Noroeste. Na Grande Vitória, o índice é maior em Cariacica, com 4,28% de letalidade e o menor é em  Fundão, com 2,91%. 

O decreto de Aracruz autoriza o funcionamento de todas as atividades comerciais do município, com a condição de que sejam respeitadas normas de higiene e segurança por comerciantes e clientes. Serão obrigatórios uso de de máscara, álcool gel, respeito a distâncias mínimas e outros. Os horários também são limitados e as atividades, divididas em quatro grupos. No primeiro grupo estão atividades essenciais, que incluem lotéricas, farmácias, supermercados, consultórios médicos, oficinas mecânicas, entre outros. Não há restrição de horário de funcionamento.

O segundo grupo é composto por  atividades não essenciais que podem funcionar de segunda a sexta, das 12h às 18h. Estão neste grupo atividades como lojas de material de construção, papelarias, lojas de autopeças, livrarias, lojas de equipamentos musicais entre outras. no terceiro grupo estão atividades que poderão funcionar também das 12h às 18h. Estão nessa faixa as lojas de chocolates, venda de veículos, vestuário, móveis, decorações e outras. Atividades do quarto grupo poderão funcionar de segunda a sexta das 10h às 20h. São restaurantes, lanchonetes, pizzarias, sorveterias e açaiterias.

Além de autorizar o funcionamento de atividades do município, o decreto também determina que "a autorização de funcionamento das atividades comerciais pode ser revista a qualquer tempo, observando a dinâmica das alterações de protocolos da pandemia".

Visitação a áreas públicas como parques, atividades de cinema e teatro, clubes, creches e escolas continuam com as atividades suspensas.