Com a proximidade de datas comemorativas do fim do ano, empresários esperam um aumento do número de contratações no comércio do Espírito Santo. De acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Espírito Santo (Fecomércio-ES), a expectativa é que sejam efetuadas até três mil contratações temporárias para o fim do ano.

De acordo com o presidente da Fecomércio-ES, José Lino Sepulcri, nos últimos 40 dias, 6 mil novas admissões foram efetuadas no comércio capixaba. “Nos últimos meses, o comércio teve uma baixa tremenda nas vendas. Isso fez com que o consumidor tivesse precauções no sentido de contratar. A partir do momento que temos uma perspectiva de melhora nas vendas, esse número deve aumentar”, afirmou.

A expectativa de aumento nas contratações também abrange os shoppings do estado. A ampliação do horário de funcionamento impactou as vendas do Dia das Crianças, quando já foi percebido um aumento do movimento.

O coordenador estadual da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), Raphael Brotto, informou que o crescimento das contratações está sendo gradual. “As lojas estão contratando na medida em que a demanda vem aumentando. No Dia das Crianças verificamos já que o movimento melhorou”, ressaltou.

De acordo com Raphael, as datas comemorativas para o fim do ano devem gerar um aumento de postos de trabalho nos shoppings, com a expectativa de vagas extras. “A perspectiva para o Natal é de mais contratações”, afirmou.

A redução do horário de funcionamento dos shoppings do Espírito Santo foi um dos protocolos de segurança adotados para evitar o contágio do novo coronavírus (Covid-19) quando os estabelecimentos foram autorizados a reabrir.

No dia 09 de setembro, os shoppings de Vitória foram autorizados a voltar ao horário de funcionamento anterior à pandemia, das 10h às 22h. “Nosso foco nos shoppings tem sido garantir uma compra segura com todas as medidas possíveis de prevenção à saúde e segurança de clientes, lojistas, trabalhadores e fornecedores”, declarou.