Ao todo serão 110 vagas para o curso Plano de Ações Articuladas (PAR), 110 para a formação Censo Escolar da Educação Básica (Educacenso) e 110 para o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). As aulas terão duração de dois meses, iniciando em março e a carga horária total é de 60h.  

As inscrições poderão ser feitas pela internet, através do site www.fnde.gov.br/ava. O candidato terá que fazer um cadastro rápido e, seguir o passo a passo. Na página também constará os critérios pra participação.  

As matriculas iniciam no dia 1º de março, a partir das 19h e o candidato deve enviar o cadastro para o e-mail da tutora correspondente ao curso escolhido, juntamente do print da inscrição realizada e as informações como nome completo, CPF, telefone, e-mail e município onde reside. As vagas serão preenchidas por onde de chegada dos e-mails.  

As vagas são pra pessoas que exercem funções de gestão, execução, monitoramento, prestação de contas e controle social de recursos orçamentários dos programas e ações financiados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), profissionais da educação e, o cidadão que tenha interesse em conhecer as ações e os programas do FNDE. 
 

Cursos 

Programa dinheiro direto na escola (PDDE): Como um instrumento de transferência de recursos às escolas públicas de ensino básico, o curso visa fortalecer os princípios democráticos e a gestão participativa da escola pública, uma vez que a comunidade escolar pode se organizar para definir a utilização dos recursos repassados por meio do Programa. Explica, também, porque prestar contas dos recursos e descreve a relação entre o PDDE e o controle social. 

Plano de ações articuladas (PAR): Estratégia de assistência técnica e financeira iniciada pelo Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, que consiste em oferecer, aos entes federados, um instrumento de diagnóstico e planejamento de política educacional, concebido para estruturar e gerenciar metas definidas de forma estratégica, contribuindo para a construção de um sistema nacional de ensino. 

Censo escolar da educação básica (EDUCACENSO): Disponibiliza informações que visam capacitar profissionais da educação para o correto preenchimento das informações do Censo Escolar da Educação Básica, bem como conselheiros e cidadãos com a finalidade de conscientizá-los sobre a importância do acompanhamento e do controle social para o cuidadoso e fidedigno preenchimento dos dados.