Na segunda-feira (16), será realizada a abertura de mais uma edição dos Jogos Interescolares de Cachoeiro de Itapemirim (Joici), organizada pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semesp). O tradicional acendimento da tocha será às 8h, no Museu Ferroviário Domingos Lage, Centro.

 

Em seguida, a chama será conduzida pelos alunos da escola estadual Francisco Coelho Ávila Júnior, campeã geral no ano passado, pelos pontos turísticos da cidade, como a estátua de Roberto Carlos, o Palácio Bernardino Monteiro, a Catedral e o Mercado Municipal São João, até a chegada ao colégio Jesus Cristo Rei, onde acontecerá a cerimônia de abertura, prevista para as 9h.

 

Haverá um desfile das escolas – estaduais, municipais, federais e particulares – participantes dos jogos e uma apresentação cultural da escola Agostinho Simonato. Após a solenidade, a pira olímpica será acesa. As disputas começam na terça-feira (17), no Ginásio Poliesportivo Theodorico de Assis Ferraço, no bairro Aeroporto.

 

As modalidades que farão parte da competição neste ano são: basquete, futsal, handebol, tênis de mesa, xadrez, atletismo, vôlei de quadra e de areia. Nesta edição, os 1.265 alunos inscritos, com idade entre 12 e 17 anos, competirão em ginásios e quadras escolares da cidade durante setembro e outubro, nas categorias infantil e juvenil, feminino e masculino.

 

Premiação

 

O primeiro e segundo colocados nos esportes coletivos receberão medalhas e troféu. Nos individuais, medalhas do primeiro ao terceiro lugar no atletismo, e nas demais modalidades, medalhas para o primeiro e segundo lugar. Ao final dos jogos, a campeã geral será a escola que somar o maior número de pontos distribuídos nos esportes.