• Em 1995, o Rio Branco VN viveu a frustração de ser derrotado pelo Linhares EC e ficou com o vice do Campeonato Capixaba. Entre rebaixamento, encerramento das atividades do futebol profissional e um novo acesso para a primeira divisão, passaram-se 25 anos e o clube de Venda Nova novamente chegou a decisão do Estadual. Mas, na noite desta terça-feira, a história foi diferente. O Tricolor Polenteiro fez um grande jogo, venceu o xará Rio Branco-ES, por 1 a 0 (ida 0 a 0), no Olímpio Perim, e conquistou o título inédito da competição.

  • O gol

    O Brancão Polenteiro ficou com título com um gol marcado pelo atacante Rafael Castro, logo no início do jogo. O artilheiro recebeu um passe em profundidade de Arthur Faria e finalizou na saída de Diogo.

  • Competições nacionais

    Com o título, o Rio Branco VN entra direto para a fase de grupos da Série D do Campeonato Brasileiro 2021. O Rio Branco-ES vai disputar a fase preliminar. Além disso, as duas equipes vão jogar as Copas Verde e do Brasil no ano que vem.

  • Primeiro tempo

    Mal deu tempo do torcedor do Rio Branco VN se sentar no sofá pra assistir o jogo e ele já teve que levantar pra comemorar o gol do Brancão Polenteiro, que abriu o placar no primeiro minuto de jogo contra o Rio Branco-ES com Rafael Castro, que aproveitou enfiada de bola magistral de Arthur Faria e fuzilou o goleiro Diogo. E a tônica do primeiro tempo foi essa, com o time de Venda Nova tendo menos posse de bola, mas sendo cirúrgico nos contra-ataques. O goleiro Capa-Preta ainda evitou pelo menos mais duas chances claras de gol, após um chute de Daniel e um cabeceio de Geancarlo, sem contar a bola na trave de Rafael Castro. Enquanto isso, o goleiro Giovani Perim foi um espectador privilegiado, pois assistiu a partida de dentro de campo, sem fazer uma defesa sequer, o que denota a inoperância do setor ofensivo do Rio Branco-ES na etapa inicial.

  • Segundo tempo

    Com uma postura mais agressiva, o Rio Branco-ES começou a enfileirar chances claras de gol, mas parou em quase todas na ótima atuação do goleiro Giovani Perim, que com várias defesas ia garantindo o título. Mesmo assim, o Brancão Polenteiro também se aproveitava dos espaços no meio de campo do adversário e nos contra-ataques quase matou o jogo. Como numa luta de boxe, as duas equipes foram trocando oportunidades como se fossem socos, mas na reta final de partida só deu o time Capa-Preta. A expulsão de Daniel, aos 44, deu mais espaço ao Rio Branco-ES, que ainda trocou Marinho pelo zagueiro Leandro Morais, para atuar como centroavante, pela altura. Mas coube a outro zagueiro, Petróleo, ter bola do jogo por duas vezes. Primeiro, numa bicicleta sensacional, que Giovani Perim defendeu. E depois pegando uma sobra de bola e chutando rasteiro, rente à trave, mas mandando pra fora a última chance de conquistar o título.