A revista de humor francesa Charlie Hebdo traz na capa de sua edição desta quarta-feira (12) a Copa do Mundo Feminina de futebol, que é realizada este mês na França. 

 

A imagem em página cheia de uma vagina com uma bola de futebol faz alusão ao quadro “A origem do mundo”, de Gustave Courbet, enquanto o texto “vamos comer durante um mês!” despertou reações divididas nos internautas.

 

Nas últimas 24 horas, foram mais de 3.500 comentários sobre a revista no Twitter, a maioria realizados na França. 

 

Muitas pessoas criticaram a publicação, a que chamaram de machista, misógina, escandalosa e nojents, solicitando que a revista peça desculpas.

 

“#CharlieHebdo, vocês desrespeitaram jogadoras de futebol do mundo todo e as objetificaram sexualmente da maneira mais desagradável. Isso é ultrajante e repugnante. Eu exijo que @Charlie_Hebdo_ retire esta capa e peça desculpas imediatamente!” reclamou uma internauta do Sri Lanka.

“A sátira do #CharlieHebdo é somente grosseira. Não faz rir, nem pensa, é de uma vulgaridade absoluta e miserável: reflete completamente os estereótipos de um mundo no qual colocar problemas, aprofundar ou simplesmente escutar são tabus”, reclamou outra internauta italiana.


Já outras pessoas, incluindo mulheres, defenderam a liberdade de expressão e de imprensa para que a revista possa publicar qualquer conteúdo. Com eles, o slogan “Je suis Charlie” voltou a ser usado.