Destaque na última temporada do futebol finlandês, vestido as cores do SJK Seinajoki, o capixaba Murilo Henrique, ex-Rio Branco-ES, está de mudança para o maior clube do país nórdico. Nesta sexta-feira, o lateral-esquerdo foi anunciado como o novo reforço do HJK Helsinki, atual campeão nacional e que está classificado para a fase eliminatória da próxima Liga dos Campeões da Europa.

O capixaba, eleito o melhor lateral-esquerdo da última edição do Campeonato Finlandês, assinou um contrato de duas temporadas.

- É uma honra para mim poder defender o atual campeão finlandês. Com certeza, chegar até aqui foi fruto de muito trabalho. A temporada passada foi a melhor de minha carreira e isso me trouxe grandes resultados, como esta oportunidade de defender o HJK, que numa analogia é como se fosse o Flamengo da Finlândia. Agora é trabalhar, pois não está nada ganho. Como um clube campeão, a equipe possui grandes nomes e, como estou chegando agora, terei de trabalhar firme para conquistar o meu espaço dentro do time - disse Murilo Henrique.

 

O prêmio de melhor lateral-esquerdo do Campeonato Finlandês não veio à toa. Durante os 27 jogos que disputou na última temporada, o defensor obteve destaque no apoio ao sistema ofensivo e registrou um gol e nove assistências. Assim, foi um dos principais nomes na campanha de terceiro lugar do SJK na competição.

De férias em Linhares, na casa dos seus pais, Murilo já pensa na Liga dos Campeões, que será sua primeira competição continental da sua carreira.

- Ter sido premiado como o melhor lateral-esquerdo do Campeonato Finlandês foi muito gratificante. Saí muito cedo do Brasil e tive de construir toda a minha base aqui na Europa. Além de tudo isso, vou ter a oportunidade de jogar uma Champions League pela primeira vez. Com certeza, é um sonho de menino que está se realizando. Vou trabalhar muito para conseguir escrever minha história dentro do HJK - afirmou o lateral-esquerdo.

Apesar de ter começado a carreira no Sub-17 do São Francisco do Conde, em 2012, Murilo Henrique se profissionalizou em Portugal, defendendo a equipe B do Varzim, em 2014. Após o processo de profissionalização, retornou ao Brasil para defender Linhares e Rio Branco-ES, entre 2015 e 2016. No mesmo ano, retornou à Europa para atuar no Areas, da Espanha. Antes de chegar ao SJK, defendeu Rio Ave B, de Portugal, e Ourense, equipe também castelhana, entre 2016 e 2019. No SJK Seinajoki, jogou durante duas temporadas.