As questões de uma tarefa de português aplicada para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental em uma escola em Belém estão repercutindo nas redes sociais nesta terça-feira.

 

O irmão mais velho de uma estudante chamou atenção em seus Stories do Instagram para as perguntas, que traziam o termo em desuso "homossexualismo" - em vez de homossexualidade - e que elas deveriam ser respondidas tendo como base um livro que afirma existir "cura gay".

 

Para ele, ficou claro o caráter homofóbico no exercício, que valeria ponto na disciplina de Língua Portuguesa.

 

O autor da publicação, Herisson Lopes, de 26 anos, disse ter ouvido sua irmã, de 14 anos, falando sobre o questionário com um colega, que estava em sua casa para fazer o trabalho. Os três estavam na sala da residência e ficaram assustados com a tarefa, que deveria ser entregue na manhã desta terça-feira, considerando que ela era preconceituosa. A adolescente também se mostrou indignada, como mostrou seu irmão em um vídeo na rede social.

 

— Quando eles me informaram, fiquei surpreso e indignado. Decidi publicar para que isso tivesse uma repercussão mesmo. Fiquei chocado por ver algo assim no plano da escola — disse Herisson.

 

O Colégio Adventista de Correios afirmou, por meio de uma nota de esclarecimento publicada no site, que as perguntas do questionário "tinham como objetivo colher as diversas opiniões e sentimentos sobre a temática em estudo e davam a cada estudante a oportunidade de expressar livremente sua opinião".

 

A unidade de ensino disse ainda que "um livro serviu como auxílio na tarefa, o que ocorre em várias disciplinas".

 

O livro em questão se chama "De bem com você" e foi escrito pela jornalista e pedagoga Sueli Nunes Ferreira, e o pastor, jornalista e doutor em Teologia Marcos de Benedicto, conforme consta no site da Amazon, onde está disponível por R$ 20,26 na versão digital e R$ 29,90 na versão física.

.