Em Glasgow, na Escócia, uma idosa de 94 anos ficou cinco dias sem comer porque ela estava com muito medo de sair para fazer compra e ser infectada pelo novo coronavírus. Felizmente ela foi resgatada por voluntário do Exército de Salvação e disse a eles que não apareceu ninguém para ajudá-la, por isto estava em casa faminta.

O major do Exército de Salvação, Tracy Bearcroft, contou que casos assim se tornaram comuns: “Ela não tinha ninguém para conseguir nada para ela e estava com muito medo de sair. No começo, era muito assustador para muitos idosos, que não queriam sair porque pensavam que pegariam a Covid-19 imediatamente e precisariam ir ao hospital“.

 

O porta-voz do governo divulgou uma nota lamentando o ocorrido e disse que foram adotadas medidas urgentes para ajudar as pessoas idosas na Escócia.

De acordo com o comunicado, esses idosos receberam cartas informando que há um grupo de apoio disponível e que eles realizam até entrega a domicílio para que aqueles com idade mais avançada fique em casa.

 

Felizmente essa senhora de 94 anos está passando bem e serão tomadas providências para que isso não se repita mais. Se os familiares dela não forem localizados, uma equipe ficará responsável por visitá-la constantemente para verificar se está tudo bem, ou se precisa de alguma coisa.

No Brasil, muitos moradores de prédios colocaram avisos nos elevadores informando o apartamento em que mora e o número do celular, colocando-se totalmente à disposição dos vizinhos idosos. Esses voluntários realizam compras nos supermercados e farmácias para que os mais velhos possam continuar em casa, protegidos.