Um cliente da empresa EDP, responsável pela distribuição da energia elétrica no estado, procurou o Procon após perceber um aumento repentino nas contas de energia elétricas, no mês de abril deste ano. 

A partir da denúncia do caso para o Procon, a Polícia Civil foi até a residência, localizada no bairro Feu Rosa, na Serra e iniciou uma investigação acerca do aumento desproporcional na fatura recebida, que ocorreu após a troca do relógio e instalação de uma nova fiação no local.

Com a ação da perícia o local e investigações, ficou constatado até o momento que ocorreu um deslocamento do relógio da entrada da casa para um poste, a troca da fiação de cobre para uma de alumínio, além da substituição do fio por um que não é compatível com a necessidade do consumidor, o que gera prejuízos e perdas.

De acordo com a EDP, além dessas modificações, também foi instalado um modelo de medição classificado como BTZero, que é regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

As investigações sobre o ocorrido vão continuar e o caso será comunicado ao Ministério Público, por ser um fato ligado à coletividade de comunidade, de acordo com a Polícia Civil, a empresa de energia ainda não foi solicitada para depor sobre o ocorrido.