O deputado estadual Marcos Garcia demonstrou preocupação com a decisão do Tribunal de Justiça do Estado (TJ-ES) de reduzir o número de comarcas no Espírito Santo. Ao todo, 28 municípios vão perder suas unidades judiciárias e deverão ser atendidos em municípios vizinhos.

 

 De acordo com Marcos Garcia, os moradores do interior serão os mais prejudicados com a medida. "A redução do número de comarcas vai dificultar o acesso à Justiça, em especial, para os mais humildes e para os moradores do interior do Estado".

 

 O deputado citou a situação de Rio Bananal como exemplo. Segundo ele, os moradores de Rio Bananal terão que se deslocar até Linhares para terem o atendimento da justiça estadual. "Em alguns casos são mais de 40 quilômetros de distância. O morador da área rural de Rio Bananal já ficava distante do fórum do município, imaginem agora que a comarca foi transferida para Linhares. E este é apenas um exemplo", ressaltou o parlamentar.

 

 Marcos Garcia afirmou que está ao lado dos capixabas e reconhece a autonomia dos poderes, mas acredita que a medida precisa ser revista.