Carlos Alberto Bezerra Chagas, da 1ª vara da Comarca de São Raimundo Nonato, no Piauí, determinou a prisão da dentista Delzuíte Ribeiro de Macêdo. A dentista que mora na cidade localizada a 536 quilômetros de Teresina, foi condenada a dois anos e quatro meses de prisão, acusada de cometer injúria racial e racismo, além de três meses por tentativa leve de lesão corporal.

 

O Tribunal de Justiça do Piauí divulgou a sentença proferida pelo juiz na página do portal oficial. Segundo a sentença, os três crimes foram praticados contra a mesma pessoa, identificada no processo como Thaiane Ribeiro Neves.

 

Segundo a acusação, a dentista teria usado sua rede social para cometer os atos racistas contra a vítima. Em uma das publicações escritas a dentista disse: “Já vi que você saiu da senzala, porém a senzala ainda não saiu de você”.

 

Em outro trecho, a dentista teria escrito que só se interessava por pessoas do mesmo tom de pele que ela.

 

Na decisão o magistrado converteu a pena restritiva de liberdade em direitos. A acusada deverá pagar multa, além de realizar trabalhos comunitários em prol da população. A decisão do juiz foi proferida no último dia 16 abril. A dentista poderá recorrer da sentença em liberdade. A denúncia foi ajuizada pelo Ministério Público do Piauí.

 

Delzuíte conseguiu se ver livre das acusações de crime de ameaça, porque segundo o magistrado, não teve provas existentes para que pudesse confirmar o ato. A reportagem da revista Isto É buscou contato com a defesa da acusada, mas não conseguiu falar com os representantes.