As trilhas do Morro do Moreno, em Vila Velha, na Grande Vitória, estão sendo mapeadas para facilitar o acesso da polícia à área em caso de assaltos e outros crimes. O trabalho começou nesta sexta-feira (22) com policiais militares e ambientais.

A ação ocorre dias após a morte de um agente penitenciário baleado enquanto fazia trilha no local. Rodrigo Figueiredo da Rosa, de 40 anos, ficou internado, mas não resistiu a uma parada cardíaca e morreu na quarta feira (20).

"Estamos mapeamos esses trilhas justamente para mapear alguma degradação e em casos que pessoas se acidentem, ou tenha um assalto, nós já temos as trilhas mapeadas, então o policial consegue chegar mais rápido ao local", explicou o tenente-coronel Cosme.

A Polícia Militar também se reuniu com a comunidade do Morro do Moreno para discutir a segurança da região. O comandante da Polícia Militar, coronel Douglas Caus, garantiu que os visitantes podem ir curtir a beleza natural do ponto turístico, porque a segurança está reforçada.

"Estivemos hoje com o comandante do batalhão de Vila Velha conversando com a comunidade, verificando as necessidades. Estamos fazendo o mapeamento das trilhas, verificando o volume de pessoas subindo. Vamos aumentar o policiamento mas também o serviço de inteligência, a fim de detectar esses indivíduos que vêm aqui praticar furtos e roubos".

Na operação estiveram presentes seis militares do Batalhão Ambiental (BPMA) e quatro do 4º Batalhão da PMES. Esta é a quinta vez que o BPMA, por meio do Comando de Operações Táticas em Mata Atlântica (COTAMA), realiza este tipo de ação.

O Batalhão já mapeou todas as trilhas que levam aos morros do Parque da Fonte Grande, em Vitoria, do Morro da Boa Vista, em Vila Velha, da Reserva Biológica Duas Bocas, em Cariacica, e da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Mata da Serra, em Vargem Alta.

Recentemente, uma armadilha com uma arma caseira foi encontrada na trilha do Morro da Fonte Grande, em Vitória.