O Instituto LEIA de Pesquisas entrevistou no dia 23, quarta, 400 pessoas para conhecer a intensão de votos dos cachoeirense, com 4,9% de margem de erro e 95% de confiabilidade. Num cenário sem o deputado Theodorico Ferraço (DEM), o prefeito Victor Coelho (PSB) pontua com 25,50%, pareado com o vereador Alexandre Bastos, também do (PSB), que ostenta 21,25%, num empate técnico.

+ Cachoeiro-ES: Ferraço é favorito disparado com 40,75%

A FOLHA DO ES  está divulgando o segundo quadro de simulação de intensão de votos para a eleição de prefeito de Cachoeiro de Itapemirim em 2020. O primeiro com o deputado estadual Theodorico Ferraço (DEM) e o segundo sem a presença do primeiro colocado na amostragem com 40,75%. O terceiro cenário a ser divulgado será o tamanho da rejeição dos possíveis pré-candidatos. 

Observa-se uma identidade maior dos votantes de Ferraço com o vereador Alexandre Bastos que cresce ao ponto de polarizar com o prefeito num empate técnico. A rejeição apontará quem leva a melhor vantagem nesse processo comparativo entre o vereador e o prefeito Victor Coelho.


Metodologia de pesquisa:

Pesquisa quantitativa não probabilística com determinação de cotas de sexo, idade e região de pesquisa junto a uma amostra representativa de eleitores do município de Cachoeiro de Itapemirim - ES.

Plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado; intervalo de confiança e margem de erro: A amostra foi calculada usando um nível de confiança de 95%, margem de erro de 4,9% e número total de eleitores N=136.949. Sendo assim a amostra foi composta de 400 eleitores pesquisados. A estratificação é feita com base na proporção dos segmentos sexo e faixa etária e terão os seguintes tamanhos: Sexo masculino (46,75%) e feminino (53,25%).

Sistema interno de controle e verificação, conferência e fiscalização da coleta de dados e do trabalho de campo: Após os trabalhos de campo, serão selecionados 20% dos questionários aplicados individualmente pelos entrevistadores, para verificação das respostas e adequação dos entrevistados aos parâmetros amostrais.

O Plano Amostral é construído pelo estatístico Gabriel Antonio Torres Pinto (CONRE 8198) contratado da FOLHA.