A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) de Minas Gerais exonerou dois diretores do presídio Inspetor José Martinho Drumond, em Ribeirão das Neves, na Grande BH, onde sete detentos morreram com suspeita de overdose da droga K.

Fontes  confirmaram as exonerações, oficializadas na última sexta-feira (12). Dois profissionais que estavam na Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, assumiram a direção.

 

Em nota, a Sejusp confirmou a troca, mas destacou que a mudança já estava prevista e, por isso, não tem relação com as mortes dos detentos. Veja a íntegra.

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, por meio do Departamento Penitenciário de Minas Gerais, confirma a troca da direção do Presídio Inspetor José Martinho Drumond, localizado em Ribeirão das Neves.

A pasta destaca, ainda, que a troca dos gestores já estava prevista pelo Depen-MG, como parte das inúmeras atividades de gestão administrativa prisional. A saída dos gestores não está relacionada a qualquer fato ocorrido no presídio, como o óbito de detentos.

K9

A K9, também conhecida como K, K2, K4 e Spice, é um tipo de droga com efeitos potentes e potencial de dependência ainda maior que muitas substâncias que já circulam entre a população.

K2, K4, K9, Spice e Maconha Sintética são nomes populares que definem as substâncias químicas que agem nos mesmos receptores afetados pelo THC e canabidiol, presentes na maconha.

PUBLICIDADE

 

Apesar de ser considerada nova, a K9 já é reportada por diversos países desde 2008 e, até agora, já foram identificados mais de 200 canabinóides sintéticos, responsáveis por intoxicações agudas e até morte.