Na noite da última terça-feira (16), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) realizou uma invasão a fazenda Coqueirinho, situada em São Mateus, Norte do Espírito Santo, próxima à BR-381, no KM 16, no sentido de Nova Venécia. Esta ação se insere na série de invasões promovidas durante o mês de abril, conhecida como “Abril Vermelho”.

Os invasores chegaram à fazenda em dezenas de carros e ônibus, incluindo veículos comuns da classe média brasileira, o que suscitou questionamentos sobre as verdadeiras motivações por trás do ato. Segundo testemunhas locais, aproximadamente duzentos militantes estavam presentes no acampamento improvisado.

O proprietário da fazenda está buscando medidas judiciais para reaver a posse da área invadida. Paralelamente, agricultores locais estão se organizando para uma possível ofensiva contra as invasões. No Espírito Santo, existe o movimento “Invasões Zero”, no qual proprietários de terras se unem com o objetivo de evitar ocupações ilegais, como as promovidas pelo MST.

Pela manhã, desta quarta-feira (17), o deputado federal Evair de Melo esteve no local para documentar os acontecimentos da invasão. Evair, que já integrou a CPI que investigou o MST, trouxe à tona diversas irregularidades associadas a essa organização.