Em uma recente pesquisa realizada pelo Datafolha, constatou-se um crescente pessimismo entre os brasileiros em relação à economia, à inflação e ao desemprego no país. O estudo, que ouviu 2.002 cidadãos em 147 municípios nos dias 19 e 20 de março, revelou que uma parcela maior da população percebe uma deterioração da situação econômica, tanto em um contexto geral quanto no âmbito pessoal.

A Folha de S. Paulo, que divulgou os resultados da pesquisa, destacou um aumento significativo no número de pessoas que preveem um agravamento da inflação e do desemprego nos próximos meses. Além disso, houve um crescimento na porcentagem de brasileiros que relatam uma piora em suas condições econômicas pessoais.

Os dados também indicaram uma mudança na percepção sobre a administração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). De acordo com o levantamento, a desaprovação ao governo subiu de 30% em dezembro de 2023 para 33% atualmente. Esse aumento na insatisfação coincide com uma elevação de seis pontos percentuais (de 35% para 41%) na quantidade de pessoas que acreditam na deterioração da economia do país desde dezembro.

Por outro lado, houve uma redução na parcela da população que via sinais de melhora na economia, caindo de 33% para 28% no mesmo período. Essas mudanças de percepção são acompanhadas por um contexto de discussões sobre questões financeiras nacionais e a gestão das contas públicas.

O estudo do Datafolha, que apresenta uma margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, lança luz sobre o crescente descontentamento dos brasileiros com a direção econômica do país, num momento em que questões como o aumento do custo de vida e as incertezas no mercado de trabalho ganham destaque nas preocupações da população.