Um adolescente de 14 anos perdeu o dedo mindinho do pé direito após parte de um muro da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Irmã Dulce ceder no bairro Parque Residencial Tubarão, na Serra, na tarde de quinta-feira (18).

No momento do acidente, Matheus de Jesus Anchieta brincava com colegas da escola durante o intervalo entre as aulas, quando escalou o muro para alcançar uma bola agarrada em uma estrutura metálica no pátio. Entretanto, ao descer do muro, parte da estrutura cedeu, esmagando o dedo do jovem.

Edilane de Jesus, mãe de Matheus, afirmou que, apesar do susto, o filho está bem.

“Está consciente, lúcido. Por ele ter Transtorno do Espectro Autista (TEA), ficamos preocupamos com relação a algum trauma, mas ele está reagindo bem a tudo até aqui. Os irmãos dele também estudam na mesma escola e são os mais assustados”, explicou Edilane.

Após o acidente, o jovem foi socorrido por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), sendo encaminhado ao Hospital Infantil de Vitória, onde passou por uma cirurgia no pé.

A mãe disse que os médicos que atenderam seu filho afirmaram que o dedo não pôde ser "reconstruído" por falta de equipamentos no hospital. A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) foi procurada, mas não respondeu até a última atualização desta reportagem.

Já a Secretaria de Educação da Serra esclareceu, por nota, que enviou uma equipe de profissionais para a escola, onde fará perícia técnica e a emissão de um laudo, a fim de averiguar o ocorrido.

“A área está isolada até conclusão dos trabalhos. O muro recebeu ampliação em sua altura há quase 10 anos e não apresentava comprometimento em sua estrutura. A Secretaria de Educação está acompanhando o caso de perto e está à disposição para prestar a assistência necessária”, informou a pasta municipal.