O prefeito João Altoé (PSDB) está conseguindo administrar a cidade sem ser complacente com a corrupção dentro da própria Prefeitura Municipal de Vargem Alta-ES. Cinco secretários foram afastados pelo Ministério Público e a Justiça sem nenhum respingo, uma gota sequer contra o Chefe do Executivo.

Prefeitos anteriores e posteriores - João Altoé foi o primeiro prefeito do Município pós emancipação nos anos 80 - respondem acusações de improbidades e foram até condenados pelas instituições fiscalizadoras. Em dois anos de administração, o próprio Ministério Público, nas suas ações contra lesadores do contribuinte, isenta o prefeito.

Sem mácula, o gestor da cidade serrana é um professor de história. a serenidade com que trata a coisa pública e de estatista. Tem em seu favor a blindagem do seu caráter, sem ambição de antecipar campanha eleitoral, o que produz certo desespero nos adversários que torcem pelo insucesso com uso de devaneios e criação de factoides. 

Puna-se os culpados. Altoé colabora com as autoridades de outros poderes e facilita a fiscalização, beneficiando-se desse rigor, sem perverter o devido processo legal contra assessores e servidores públicos. O prefeito vem se firmando como personagem singular no Espírito Santo dentro do âmbito da boa política, sem máculas nas suas digitais.

Em paralelismo, João Altoé está mais para José de Arimateia ou Nicodemos, ambos descritos na história como preocupados em cuidar e selar pelo corpo de Cristo na Semana Santa, antes da ressuscitação e assunção.