O dia 26 de março de 2018 entra para a história política do Espírito Santo,  pois inaugurou um novo tempo para os capixabas, de esperança. Renato Casagrande (PSB), no seu escritório de planejamento em Vitória, anuncia com destemor sua pré-candidatura ao Governo do Estado sob a égide de pilares holísticos contra tempos de tirania.

Ele anunciou a base em que se firmaria o seu Governo libertário. Primeiro pilar: ética e transparência; Segundo pilar: democracia com alta intensidade; Terceiro pilar: responsabilidade fiscal; Quarto pilar: desenvolvimento regional; Quinto pilar: sustentabilidade; Sexto pilar: apontar para o futuro; Sétimo pilar: compromisso com aquilo que se iniciou.

HUMANIZAÇÃO

Venceu a proposta da humanização. Renato Casagrande ganhou no primeiro turno com larga vantagem. Os capixabas estavam fadigados de governo de uma mão só, sem diálogo. Renascia o socialismo propositivo de Rubem Braga, um dos fundadores do PSB do Espírito Santo, com a proposta nítida de privilegiar a pessoa no lugar de coisas, da burocracia desafeiçoada. 

Casagrande, sem superlativo, é uma promessa de liderança nacional para criar o movimento político do equilíbrio vocacional do Estado em respeito ao Estado de Direito com evolução da sociedade organizada, sem resquício daqueles agrupamentos casuísticos de centro ou extrema direita. O governador do Espírito Santo é especialista em produzir resultados sociais com pacificação. 

UNIFICAÇÃO

O Governo Renato Casagrande nos princípios e no pragmatismo está conseguindo unificar os municípios, as micros e macros regiões num mesmo bolsão de prosperidade, eliminando diferenças deficitárias no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Mais Segurança Presente; Mais Educação; Mais Saúde e um Fundo Soberano para garantir o futuro das gerações.

Com nove meses de governança, os pilares propositivos se erguem em velocidade ao comando de um gestor alinhado com o compromisso de tornar o Espírito Santo sustentável. Equilíbrio fiscal com inserção social. Nota A pelo Tesouro Nacional. Enfim, os capixabas pode se orgulhar do Estatista que os governa. O Espírito Santo, hoje, é exemplo para os seus entes federativos. Em quase tudo.

HARMONIZAÇÃO

Não resta dúvida que o governador Renato Casagrande estabeleceu uma pacificação política, antes cheia de ódio, traquinagem e antropofágica. A pessoa do Chefe do Executivo, por si mesma, exala humildade, acessível. sempre pronto a ouvir, solidário. Ele quebrou paradigmas, principalmente a de que para governar é preciso maquiavelicamente ser temido ou odiado. Justo e amado já bastam.

Casagrande, como dito, pode aquele novo vento que sobrou o Brasil e o mundo. Sua liderança não é de laboratório, robótica e indiferente. É um líder acima dos temas paroquianos. Está credenciado a ser em futuro próximo o porta voz de como ser governante que cuida do corpo, da alma e do espírito dos capixabas e do brasileiro sem precedentes no universo em curso de confusão e incertezas.