Folha do ES
Qua, 19 de Jun
CORRIDA PMCI

Home   Geral     Brasil


Mãe e filha mortas em SP foram atingidas por raríssimo 'raio do céu azul'

Mãe e filha mortas em SP foram atingidas por raríssimo 'raio do céu azul'

Mãe e filha que morreram em Registro estavam em área aberta e rodeada por árvores no momento da descarga elétrica.

  Por Redação

  10.janeiro.2019 às 15:50

Mãe e filha que foram mortas por um raio em Registro, no interior de São Paulo, durante um dia ensolarado, foram vítimas de um fenômeno bastante raro. Segundo apurado pelo G1, a situação é conhecida como 'raio do céu azul' e acontece mesmo quando não há formação de tempestade perto de onde o acidente aconteceu.

Segundo o diretor do Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do INPE, Dr. Osmar Pinto Júnior, esse fenômeno é bastante incomum. "Se chama 'raio do céu azul'. É uma descarga que se desloca na horizontal, a partir de uma tempestade, antes de tocar o solo e, então, atinge um local distante, onde o céu está azul e ensolarado. É uma situação rara", explica.

De acordo com Júnior, apesar da distância da tempestade, muitas vezes é possível ouvir o som das trovoadas ao fundo. "Nessa hora, o ideal é buscar um abrigo seguro, sempre a partir do momento em que se escuta o barulho de um trovão. Essa atitude deve ser tomada independente do céu estar claro ou escuro", orienta.

Já segundo o professor do Insituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP), Mario Festa, as pessoas não devem tomar cuidado com os raios apenas durante tempestades. "Infelizmente, as pessoas acham que esse tipo de coisas não vai acontecer com elas, somente com os outros. Tudo que basta é um segundo para eles se tornarem esses 'outros'", afirma Festa.


Fonte: G1

Comentários Facebook


Facebook


Newsletter


Inscreva-se no boletim informativo da Folha do ES para obter suas atualizações e novidades semanais diretamente em seu e-mail.

© 2019 Folha do ES. Todos os direitos reservados.