A Secretaria Municipal de Meio Ambiente concluiu a fase de reuniões do "Projeto Barraginhas", que tem como objetivo incentivar a construção de estruturas para captação de água em propriedades rurais de Atílio Vivácqua.

 

 

No total, 197 produtores participaram das oito reuniões de mobilização social promovidas, em janeiro e fevereiro, nas localidades de Córrego da Fama, São Pedro, Linda Aurora, Alto São José, Vila Nova, Santa Tereza, Biquinha, Alto Santa Maria, Independência, Santa Cruz, Antas, Deserto Feliz, Santo Antônio e Praça do Oriente.

 

Nesses encontros, além de assuntos relacionados ao projeto, foram abordados temas como educação ambiental, plantio de árvores e cercamento de nascentes.

 

O secretário municipal de Meio Ambiente, Marcio Menegussi, destaca que as barraginhas e, também, cochinhos têm a função de preservar o solo e evitar erosões. "São estruturas que proporcionam a infiltração da água das chuvas no terreno e promovem a recarga dos lençóis freáticos, que abastecem nascentes, córregos e rios", esclarece.

 

Segundo ele, essas tecnologias foram desenvolvidas na unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em Sete Lagoas (MG). 

 

 

Visitas técnicas

O "Projeto Barraginhas" entra, agora, na fase de realização de visitas técnicas, a serem feitas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, para elaboração dos diagnósticos das propriedades e seleção dos locais de construção das barraginhas e cochinhos em curva nível.

 

"As áreas que já contam com essas estruturas são exemplos claros de que a tecnologia tem proporcionado melhoria da qualidade dessas propriedades. E estamos com boas expectativas para as próximas execuções", acrescenta Marcio Menegussi.

 

Produtores e proprietários do município interessados em aderir ao projeto devem comparecer na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Rua Florcinda Leal, nº 40, Centro) até 28 de fevereiro. O atendimento é de segunda a sexta, das 7h às 13h, e a partir de 2 de março voltará a funcionar das 7h às 16h.