A EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, alerta para o aumento expressivo de ocorrências relacionadas a pipas na rede elétrica durante o mês de abril e, a primeira quinzena de maio, período que coincide com a recomendação das autoridades para o isolamento social e suspensão das aulas escolares, como prevenção ao contágio pela Covid-19.

Entre 1 de abril e 15 de maio, foi registrado no município de Cachoeiro de Itapemirim uma elevação de 580% no número de clientes que tiveram o fornecimento de energia interrompido. Cerca de 11 mil foram afetados sendo que, no mesmo período de 2019, esse número foi de 1.992. No número de ocorrências, foram 41 ordens, valor 370% maior ante o mesmo período de 2019, quando foram registradas 11 ocorrências.

O número de clientes que ficaram sem energia elétrica em Cachoeiro de Itapemirim, durante os 45 dias (1 de abril a 15 de maio), que foi de 10.997, e corresponde à metade de toda a região Sul do Estado, que registrou durante esse período um total de 21.180 clientes com o serviço interrompido por motivo de pipas na rede elétrica.

Neste contexto de pandemia, em que o fornecimento de energia elétrica se torna mais essencial, seja para abastecer unidades de saúde, hospitais, mercados e residências, o impacto das interrupções é ainda mais preocupante. Além disso, o crescimento dessas ocorrências traz outra ameaça: o risco de graves acidentes.


Afonso Celso da Silva, gestor executivo de operação EDP, reforça a importância da prática segura da brincadeira e para o respeito às orientações do isolamento social.

“Sempre trabalhamos para restabelecer o fornecimento de energia o mais rápido possível, mas nossa preocupação maior é com a segurança, ainda mais neste período de quarentena. Sabemos que o cerol e linha chilena ainda são muito utilizados e, dependendo de sua composição, podem ser condutores de energia, com potencial de causar sérios acidentes com quem está brincando e com outras pessoas. Em período de isolamento social, é recomendável priorizar brincadeiras em que não seja necessário sair de casa.”

Orientações para empinar pipas de forma segura

  • Empinar pipas em locais como lajes e muros deve ser evitado. A proximidade com os fios de alta tensão aumenta o risco de acidentes graves e fatais, além do perigo de quedas;

 

  •  Além de serem proibidos, o cerol e a chamada “linha chilena” trazem risco para quem está empinando a pipa e também para terceiros, como motociclistas e pedestres, além de oferecem perigo no contato com a rede de energia. Ao cortar a camada protetora da fiação, a linha interrompe a transferência de corrente elétrica, podendo provocar curto-circuito;

 

  • Empine pipas longe de rede elétrica, em locais onde não exista nenhum tipo de cabo de energia, de serviço telefônico ou antenas de celular. Isso evita acidentes e interferências na qualidade desses serviços;
  • Se a pipa ficar presa nos fios elétricos, não tente retirá-la. Nunca use varas nem suba no poste para tirar uma pipa. O choque, nestes casos, pode ser fatal. Somente técnicos da distribuidora, treinados para este trabalho, que exige o uso de equipamentos de segurança, estão aptos a manusear a rede.
  •  Arremessar objetos na rede elétrica para o resgate da pipa pode causar graves acidentes. O “lança-gato” (pedra presa a uma linha), ou qualquer outro objeto, não devem ser lançados na rede;

 

Números de clientes que ficaram sem energia nos últimos 45 dias* por município:

(*período 01 de abril a 15 de maio)

REGIÃO SUL

 

 

Município

 

Número de clientes que ficaram sem energia

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

10.997

GUARAPARI

4.926

BOM JESUS DO NORTE

2.252

MUQUI

666

MARATAIZES

1.473

PIUMA

440

ANCHIETA

387

IUNA

34

MIMOSO DO SUL

5