A redação da FOLHA DO ES republicou matéria do portal especializado em turismo chamado Revista do Ônibus que  informou no dia 27 de dezembro suposta proibição de ônibus e vans na cidade de Cachoeiro de Itapemirim-ES durante a passagem de ano, baseado no decreto 16.795, publicado no diário oficial no dia 23 de dezembro. Houve um erro não intencional da redação, pois se tratava de legislação do Município de Itapemirim-ES, cidade vizinha.

Sem considerar "fake news" as demais fontes jornalísticas, como a citada publicação entre outras, A Prefeitura optou por tão somente considerar notícia falsa a republicação da FOLHA que sempre assina com a fonte da origem da informação. A Tribuna do Vale noticiou o mesmo tema com o mesmo conteúdo. Todos erraram, na grafia, acrescentando a palavra Cachoeiro a Itapemirim, dois municípios distintos que no passado já foram somente um.


DISCRIMINAÇÃO

A redação da FOLHA ao informar, mesmo equivocadamente o nome da cidade, sobre o decreto e a sua previsão em combate ao COVID 19, não intencionou constranger ou polemizar sobre o assunto em relação ao Governo de Cachoeiro, até porque o próprio secretário estadual da Saúde, Nésio Júnior, recomendou na sua última entrevista coletiva que as comemorações de fim de ano fossem realizadas com restrições em todo o Estado.

MATÉRIA DA REVISTA DOS ÔNIBUS

"CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM – O governo municipal de Cachoeiro de Itapemirim informou que segue proibida a entrada de ônibus, micro-ônibus e vans de turismo, assim como demais veículos de turismo na cidade. A Prefeitura lembra que o decreto 16.795 foi publicado no Diário Oficial do Município do dia 23 de dezembro, segue em vigor, onde amplia as medidas de enfrentamento para evitar a proliferação do novo coronavírus.

A administração municipal informou ainda que entrará a partir desta segunda-feira (28) entrará no mapa de risco modernado, assim como outros 50 municípios capixabas. Além de Cachoeiro de Itapemirim, as cidades de Alfredo Chaves e Irupi, no Sul do Estado segue em estado de alto risco.

A circulação dos ônibus intermunicipais e interestaduais, seguem permitidos, como informou a Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim.

O governo municipal informou ainda que a Rodoviária de Cachoeiro de Itapemirim segue adotando os protocolos de segurança sanitária e que as empresas de ônibus que embarcam e desembarcam passageiros também.

O uso de máscaras de proteção e de álcool em gel segue sendo necessários para que os passageiros, possam se manter mais protegidos.

Ainda há passagens na rodoviária para os mais diversos destinos no Espírito Santos, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Com informações da Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim." (O certo era informações da Prefeitura de Itapemirim)


MATÉRIA DA TRIBUNA DO VALE

 

As matérias têm sentido didático, porém a Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim entendeu como pejorativo o conteúdo vindo da FOLHA DO ES. Fake News é matéria fraudulenta, o que não é o caso em julgamento. O seu conteúdo cabe em qualquer cidade do Espírito Santo por conta das restrições em combate ao COVID-19.

A pergunta invertida é a seguinte diante da suposta ofensa reclamada pela PMCI: se não é verdade o conteúdo das matérias, mesmo sendo um decreto da cidade de Itapemirim, então os micro-ônibus e vans de excursões turísticas estariam liberados para entrar em Cachoeiro de Itapemirim para comemorar o réveillon?