O rei Charles III será proclamado monarca oficialmente neste sábado (10/9), em cerimônia do Conselho de Sucessão no Palácio de Saint James, em Londres. O evento está marcado para começar às 10h (6h da manhã em Brasília), segundo informações do Palácio de Buckingham.

A cerimônia foi dividida em duas etapas: primeiro o conselho se reunirá sem a presença do rei, para definir o protocolo. Em seguida, a proclamação será lida em público uma hora depois, da sacada da residência, acompanhada por outros atos em todas as nações que integram o Reino Unido.

Também está previsto um pronunciamento de Charles, que irá assinar um juramento para defender a Igreja e aprovar Ordens do Conselho que facilitem a continuidade do governo.

Em reconhecimento ao novo soberano, as bandeiras serão hasteadas a pleno mastro desde o momento da Proclamação Principal no Palácio de St James. Em seguida, as bandeiras voltarão a meio mastro em luto pela morte da rainha Elizabeth II.

Nesta sexta-feira (9/9), o rei Charles III fará seu primeiro pronunciamento ofical à nação como monarca do Reino Unido. Ele desembarcou em Londres esta manhã, onde iniciará seus compromissos como chefe de Estado, um dia após a morte de sua mãe.