O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, anunciou, nesta sexta-feira (9/9), a reabertura da fronteira com a Venezuela para o próximo dia 26 de setembro. Colombianos e venezuelanos poderão ter acesso aos dois países tanto por terra como pelo ar, de acordo com anúncio publicado pelo chefe do Executivo da Colômbia.

A decisão foi publicada no perfil do presidente colombiano. “Confirmamos o nosso compromisso de governo em restabelecer as relações de irmandade”, afirma Petro.

Os dois países compartilham uma área de fronteira de aproximadamente 2.200 km.

A fronteira entre os dois países estava fechada desde 2019, quando o ex-presidente colombiano Iván Duque Márquez reconheceu o principal opositor de Maduro Juan Guaidó como presidente autoproclamado da Venezuela. Com a decisão, Maduro expulsou todos os diplomatas da Colômbia e encerrou as negociações com o país vizinho.

Com a nova decisão de reabertura, o embaixador colombiano em Caracas, Armando Benedetti, anunciou que cinco linhas aéreas serão responsáveis pelas viagens que irão ligar Caracas e Bogotá. As empresas que realizarão os trajetos são Avianca, Latam, Ultra, Wingo e Avior.

O presidente venezuelano comemorou a medida no Twitter. Maduro afirmou que o intercâmbio e a cooperação entre os povos começam com pé direito.

Além da reabertura da fronteira, a Colômbia estuda retirar a denúncia apresentada contra o governo Maduro no Tribunal Penal Internacional pelos estudantes mortos durante um protesto no país