O que é sexo oral?'. 'Qual a importância de fazer sexo?'. 'O que é masturbação?'. 


Essas foram três das perguntas feitas por uma professora substituta de Ciências da rede pública municipal de Vila Velha, no bairro Cobilândia, em um exercício de casa repassado aos alunos do 7º ano. 


O teor da atividade levou a auxiliar de serviços gerais Vanessa Antônio da Silva a denunciar a  professora na Comissão de Proteção à Criança e ao Adolescente e de Política sobre Drogas da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), na última sexta-feira (11).


Ainda segundo a auxiliar de serviços gerais, o exercício não se limitou à tarefa de casa. Os alunos teriam de explicar as respostas  na frente dos colegas de turma. 


Impropriedade


De acordo com o delegado e deputado estadual Lorenzo Pazolini, atualmente sem partido, a professora aplicou uma atividade em sala de aula sobre a temática sexual e posteriormente passou o dever de casa às crianças. 

 

"A professora começou a abordar o assunto, porém disse que as respostas não foram satisfatórias. Então ela passou um exercício de casa para os alunos. Essas crianças, com idade entre 10 e 12 anos, chegaram em casa, foram ao computador e pesquisaram os termos designados em buscadores. Aí vocês podem imaginar o que apareceu na busca. Surgiram vídeos e fotos de cunho totalmente sexual", detalhou o Pazolini.


Pazolini ainda reforçou que outros pais procuraram a comissão, porém apenas a mãe desta criança formalizou a denúncia. 

 

"Os pais tomaram conhecimento dos fatos e ficaram absolutamente revoltados e consternados com a situação. Alguns, porém, ficaram com receio de levar o caso em diante, mas acredito que virão nos próximos dias para formalizarem a denúncia", reforçou.


APURAÇÃO DO CASO

 

Assim que tomou conhecimento do caso, a Comissão de Proteção à Criança e ao Adolescente expediu um mandado de notificação para que professora e diretora compareçam na Assembleia e sejam ouvidas, até para darem a própria versão para o ocorrido. Elas devem dar a versão dos fatos na quinta-feira (24) na comissão da Ales.