Ao menos duas escolas particulares de Vitória estão com aulas presenciais suspensas por conta de casos de covid-19. As redes de ensino adotaram as aulas remotas após monitoramento preventivo realizado entre alunos.

Um dos casos é no Colégio Salesiano, em Jardim Camburi. Por meio de nota, a escola informou que vai manter as aulas na modalidade online até 25 de setembro para as turmas nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Segundo a escola, a iniciativa visa garantir a segurança da comunidade escolar e está alinhada às orientações previstas ao Plano Estratégico de Prevenção e Controle.

O Colégio Leonardo Da Vinci também está com aulas presenciais suspensas em duas turmas. A previsão é para que as aulas, nesse regime, retornem em 16 e 21 de setembro. Segundo a instituição, até o momento não foram registrados casos de contágio de covid-19 no ambiente escolar.

A escola informou ainda que segue rigorosamente o protocolo de saúde de prevenção da covid-19 da Consultoria Einstein. Ele determina que, caso haja um caso comprovado de contaminação pelo coronavírus, a turma do aluno em questão tenha as aulas presenciais suspensas por dez dias, passando então ao formato online.

O que diz o Sindicato das Empresas Particulares de Ensino no ES

O presidente do Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Espírito Santo (Sinepe-ES), Moacir Lellis, explicou que as escolas têm autonomia para determinar se suspendem as aulas presenciais apenas na turma em que o aluno com covid-19 estuda ou se suspenderá em toda a unidade escolar.

“As escolas têm autonomia para tomar a decisão sobre as aulas presenciais ou não. O Sinepe orienta que siga o protocolo. Quando o caso é suspeito, a gente pede para que o aluno não frequente as aulas presenciais. Depois que é confirmado, a escola suspende a aula da turma daquele aluno”, explicou.

Lellis destacou, ainda, a importância das aulas presenciais para o desenvolvimento do aluno. “A covid-19 está aí. Estamos em uma pandemia. Temos que conviver com ela, mas claro que mantendo todos os cuidados. Evitar aglomeração, usar máscara, o álcool gel. Manter os cuidados que temos que ter. É importante que a criança e o jovem estejam na escola. A absorção do conteúdo na aula online é como na aula presencial”, ressaltou.

Na rede pública de ensino, a Secretaria Estadual de Educação (Sedu) informou que não tem escolas com aulas presenciais suspensas no momento.