O Ministério Público Federal (MPF) deu o prazo de dois dias para que o Ministério da Saúde esclareça a orientação dada para relaxar medidas de distanciamento social em algumas cidades brasileiras a partir da próxima semana.

 

A informação consta em Boletim Epidemiológico publicado nessa segunda-feira (06/04) pela pasta.

 

No documento, a pasta comandada pelo ministro Luiz Henrique Mandetta aconselha que municípios que não tiveram ultrapassado o percentual de 50% de ocupação dos serviços de saúde, após a pandemia de coronavírus, podem iniciar uma transição para um formato onde apenas alguns grupos ficam em isolamento.

 

Entre os pedidos de esclarecimento, está a apresentação de estudos técnicos nacionais ou internacionais que basearam a conclusão do Ministério da Saúde. Veja o documento do MPF aqui.

 

Decisão é de prefeitos
Em entrevista feita nessa terça-feira (07/04), Mandetta afirmou que o Ministério da Saúde não é quem adota o grau de rigidez.

 

“A gente olha no sistema. Mas eles pediram: nos deem alguns critérios. E esses critérios são importantes para a população saber”, disse.

 

“Não vai ser o Ministério que vai falar: fecha o bar, fecha o teatro, para ônibus, aumenta isso, não vai ao metrô. Eu posso dar a eles os ‘guidelines’, eu posso dar critérios. É nesse sentido que a gente deu”, prosseguiu.