Agentes querem saber como o deputado federal manteve dois aparelhos enquanto estava sob custódia na Superintendência da Polícia Federal.

 

 

A Polícia Federal (PF) vai ouvir nesta sexta-feira (26) o deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) no inquérito sobre os dois telefones celulares apreendidos semana passada na sala onde ele estava preso.

 

 

 

Agentes da PF vão esta manhã ao Batalhão Especial Prisional da PM, em Niterói, para onde o parlamentar foi transferido no dia 17.

O depoimento está marcado para as 10h. A PF quer saber de quem são as linhas telefônicas e quem pôs os celulares.

 

 

 

Os aparelhos foram encontrados na quinta-feira passada (18) em uma vistoria de rotina na sala da Superintendência da PF, na Praça Mauá, um dia após a prisão de Silveira. Os celulares estavam em uma bolsa com roupas e objetos pessoais.

 

 

 

A defesa de Daniel Silveira disse na ocasião que não sabe de quem são os celulares e como foram parar lá.

 

 

 

“Não sei. Vocês têm que esperar o fim da apuração da PF para poder saber quem foram os responsáveis, como foi feito, aí eu não sei”, disse o advogado André Rios.

 

 

 

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes (STF), que na quarta-feira (17) determinou a prisão em flagrante após o deputado gravar um vídeo com apologia ao AI-5 e defender a destituição de ministros da Corte, tinha ordenado uma "imediata perícia dos aparelhos apreendidos".

 

 

 

Moraes também determinou que dados e laudos sejam encaminhados ao inquérito 4.781, que investiga "fake news" e ameaças contra o STF. Assim, será possível saber se o deputado falou com alguém e se trocou mensagens.

 

 

 

Pessoas que visitaram o deputado devem ser interrogadas.