Folha do ES
Qui, 12 de Dez

Home   Judiciário     Espírito Santo


OAB entra com Ação Pública contra reeleição de Erick Musso

OAB entra com Ação Pública contra reeleição de Erick Musso

O presidente da Assembleia foi reeleito para mais um biênio através da votação de uma PEC

  Por Redação

  03.dezembro.2019 às 18:56Atualizado em 03.dezembro.2019 às 19:12

A Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção Espírito Santo - , através de seu presidente José Carlos Risk Filho (foto), entrou hoje ,3, com Açã Pública Cível contra a sessão que votou a reeleição do presidente da Assembleia Legislativa, Erick Musso, para mais um biênio. A entidade entende que há vício na sessão e interesse próprio e abusivo no propósito da votação da PEC que fundamentou a extensão do mandato e eleição de nova mesa diretora.

A Ação Pública elenca os principais vícios jurídicos na constituição do ato considerado abusivo:

Para se ter uma ideia do estrago democrático da ausência de regras: a Mesa Diretora convocou eleições, na última segunda feira, com prazo de CINCO MINUTOS para confecção de chapas. A situação escandalosa consta do VÍDEO (link abaixo3 ) da SESSÃO ORDINÁRIA de 27/11/2019 – cujo vídeo integral segue no link informado. Assim, ficou o próprio Presidente da mesa Diretora, interessado maior na própria reeleição, no controle absoluto de prazos. No mínimo — e para se dizer o menos — se (e somente se) aquela alteração legislativa pudesse ser republicanamente tolerada, não poderia ser aplicável à legislatura em curso, mas, tão-somente, à legislatura posterior, sob pena de se retornar à repugnante prática de legislar em causa própria. Por isso, temos as flagrantes abominações: a) A Assembleia Legislativa apresenta e vota, sem obediência ao devido processo legislativo, uma Emenda à Constituição Estadual;

b) O regular processo legislativo exige a oitiva da Comissão de Constituição e Justiça:4 Art. 41. À Comissão de Constituição e Justiça, Serviço Público e Redação compete opinar sobre: [...] IV - a admissibilidade da proposta de emenda à Constituição do Estado.

c) Alegará a ALES que foi ouvida uma COMISSÃO ESPECIAL. Vide processo legislativo integral da Emenda Constitucional 113/2019. Porém, o próprio objetivo das Comissões Especiais destoa da finalidade da PEC aprovada. Serve apenas para interesses do ESTADO ou da POPULAÇÃO, e não para interesses políticos identificados e personificados.

d) A emenda não possui interesse público, sequer justificação plausível, malferindo os Princípios da Impessoalidade e, acima de tudo, da Razoabilidade, pois não há razão plausível para a mudança, a não ser a vontade pessoal de modificação de regras eleitorais. Vale dizer, regras eleitorais devem existir, justamente, para a mitigação ou aniquilação da pessoalidade na administração da coisa pública (aí inserido o poder de legislar);

3- https://www.facebook.com/assembleiaes/videos/2193624857611232/?t=19 especialmente aos 21:00 minutos em diante. O facebook é o OFICIAL da ASSEMBLEIA LEGISLATIVA.

4- http://www3.al.es.gov.br/Arquivo/Documents/legislacao/image/RES27002009.pdf Ordem dos Advogados do Brasil Seção do Espírito Santo Rua Alberto de Oliveira Santos, 59 – Ed. Ricamar – 3º andar – Centro – Vitória –ES Cep 29010-908 Telefone: 3232-5606 4 e) Às escâncaras é uma emenda que GEROU REGRA IMPRÓPRIA pois não permite sequer conhecer, minimamente, como se desenvolveria o processo eletivo no Parlamento Capixaba; f) A regra da Emenda 113/2019 se aplica em benefício dos próprios votantes, no mandato em curso; g) Poucos dias após sua publicação, a Mesa Diretora convoca eleições, e reelege o atual presidente; h) No processo eleitoral a convocação para a eleição ofertou poucos minutos para a montagem de chapas.

i- A Sessão na qual a ELEIÇÃO fora CONVOCADA sequer constava de QUALQUER PAUTA ou PUBLICAÇÃO PRÉVIA. Ao arrepio da Publicidade, os Deputados foram surpresados com a manobra. O que demonstra a nocividade extrema de se ter uma REGRA ELEITORAL sem um MÍNIMO DE VINCULAÇÃO A PRAZOS OBJETIVOS, permitindo uma discrição tóxica, como se demonstrou no caso concreto;

LEIA NA ÍNTEGRA A AÇÃO


Fonte: folhadoes.com

Comentários Facebook


Facebook


Newsletter


Inscreva-se no boletim informativo da Folha do ES para obter suas atualizações e novidades semanais diretamente em seu e-mail.

© 2019 Folha do ES. Todos os direitos reservados.