O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da Promotoria de Justiça de Vargem Alta, denunciou e pediu a condenação do ex-prefeito do município, do atual presidente da Câmara Municipal e do ex-secretário municipal de Obras, além de outros agentes públicos e empresários. Eles foram denunciados pelos crimes de peculato e de formação de quadrilha.

 

Em 2015, foram verificados na “Operação Canudal” diversos atos ilícitos e irregularidades cometidos pela administração pública de Vargem Alta. De acordo com a denúncia, era frequente o desvio de bens e serviços públicos com a indevida cessão de maquinários, trabalhadores e insumos públicos provenientes da prefeitura para beneficiar agentes públicos e empresários.

 

Entre os envolvidos nas fraudes estão empresários do ramo de autopeças, da construção civil e, principalmente, do setor de pavimentação e fornecimento de maquinários. Esses empresários utilizariam máquinas locadas pela prefeitura para fins particulares.

 

De acordo com a denúncia, o ex-prefeito se utilizou de forma inapropriada e ilegal das funções do cargo, além de ter ciência dos ilícitos que ocorriam na administração. Ele contava com a colaboração do ex-secretário municipal de Obras e outros agentes públicos, que, em uma divisão de tarefas, combinavam detalhes das fraudes. Já o vereador presidente da Câmara Municipal utilizava a influência política do cargo para direcionar os serviços e as obras, para atender interesses particulares beneficiando os integrantes da organização criminosa.

 

Confira o documento.