O projeto-piloto do Programa Nacional de Enfrentamento à Criminalidade Violenta do município de Cariacica, foi levado ao Ministério Público do Estado do Espírito Santo, nesta última terça-feira (16). 

Além de apresentar o projeto, outro tema da reunião, que foi mediada pelo procurador-geral de Justiça, Eder Pontes da Silva, era o alinhamento das instituições que atuam na Força-Tarefa de combate à violência em Cariacica.

O município é um dos cinco do país incluídos no pacote de Segurança traçado pelo ministro Sergio Moro, que prevê o combate a criminalidade urbana violenta, a partir da criação de políticas públicas integradas entre as forças estaduais, federais e municipais.

Segundo o Ministério Público, a primeira fase do piloto compreende a soma de esforços das instituições de segurança pública em intervenções específicas nos territórios determinados, visando recuperar a sensação de segurança da população e combater a criminalidade pontual. 

Essa etapa será seguida pela atuação integrada de políticas públicas entre município, Estado e a União.


O projeto-piloto também está em fase de implantação nas cidades de São José dos Pinhais (PR), Ananindeua (PA), Goiânia (GO) e Paulista (PE), além de Cariacica.