Os deputados membros da CPI da Sonegação da Assembleia Legislativa do Espírito Santo aprovaram, na noite desta segunda-feira (10), requerimento do deputado estadual Marcos Garcia (PV) que pediu a quebra do sigilo bancário relativo ao processo de empréstimo efetuado em 2007 entre o Banestes e o grupo inglês Infinity Bio-Energy no valor de R$ 57 milhões.

 

Na justificativa do autor do requerimento, “considerando os dados até aqui coletados apontam para existência de fortes indícios de que o grupo inglês Infinity Bio-Energy teria aplicado um golpe, em 2007, dando um prejuízo da ordem de R$ 57 milhões ao Banestes, trazendo forte prejuízo ao Estado do Espírito Santo.”

 

O requerimento de Garcia foi aprovado pelo presidente, deputado Marcelo Santos (Pode) e pelo deputado Adilson Espíndula (PTB).

 

Grupo

O grupo inglês Infinity Bio-Energy é uma empresa de energia renovável com forte atuação na produção e distribuição de álcool combustível. A sede do grupo, criado em 2006, é no distrito de Victoria Street, na Ilha das Bermudas, território ultramarino britânico. A empresa entrou em recuperação judicial em 2009. O grupo chegou a ter seis usinas em funcionamento no país, sendo duas no Espírito Santo, em Conceição da Barra e em Pedro Canário.