Um grupo de servidores municipais de Barra de São Francisco está se mobilizando para recolher assinaturas em uma denúncia a ser apresentada ao Ministério Público Eleitoral e à Polícia Federal contra o chefe de Gabinete do Executivo, que estaria, segundo eles, recolhendo dados deles sem autorização para registrar filiação ao Podemos.


O Podemos é o partido que o prefeito Alencar Marim escolheu para se filiar com vistas a disputar a reeleição municipal, depois de se desfiliar do PT, legenda pela qual se elegeu em 2016, numa ampla aliança para derrotar o então prefeito Luciano Pereira. 


Segundo os servidores, o chefe de Gabinete do Prefeito estaria fazendo filiação em massa de servidores, utilizando de dados que constam em sua ficha cadastral na Prefeitura. O prazo de filiação partidária encerra-se no próximo sábado. 


As filiações partidárias podem ser feitas pelos presidentes municipais dos partidos, utilizando uma “assinatura digital” no sistema da Justiça Eleitoral. Entretanto, a utilização de dados de eleitores para filiação sem autorização se constitui não apenas crime eleitoral, mas também crime de falsidade ideológica, segundo especialistas ouvidos pela FOLHA DO ES.