Uma pesquisa adulterada foi distribuída em Guarapari, através do aplicativo de mensagens WhatsApp. A pesquisa apresenta o nome de um ex-assessor de deputado como um dos favoritos na disputa pela prefeitura. A pesquisa divulgada usa como base uma outra pesquisa de consumo interno, produzida por um partido político no município.

 

Um dirigente partidário conversou com a equipe do Realidade Capixaba. “Usaram a capa e parte do conteúdo da pesquisa que contratamos para tentar legitimar essa pesquisa falsa. Vamos encaminhar a justiça e a polícia civil para que o caso seja investigado. Já identificamos três pessoas que estão compartilhando e elas terão que explicar como receberam esse material”, informou o dirigente partidário.

 

Por conta da legislação eleitoral a divulgação de pesquisa sem registro é crime e resulta em multa para os responsáveis e a adulteração de propriedade intelectual pode resultar em detenção dos envolvidos.

 

Devido à legislação eleitoral que proíbe a divulgação de pesquisa de consumo interno, o dirigente partidário pediu para não ser identificado e não quis apresentar a pesquisa original, informando que vai encaminhar todo o material apenas para a justiça.