A pesquisa realizada pelo Instituo LEIA apurou ontem,02, a vitória do Doutor Antônio (PP) com 54,80% da preferência dos eleitores de Itapemirim/ES, município da orla litoral do sul do Espírito Santo. Enquanto isso, seu principal adversário, prefeito interino Zé Lima (PDT) , ficou estabilizado em 32,80%

O candidato Niltinho (PSDB) atingiu 2%. Não sabe e não respondeu significou na apuração 8,60%. A pesquisa está registrada no TSE com a inscrição de nº ES-03826/2020. A margem de erro é 4.35%. Confiabilidade de 95%. Entrevistados que disseram votar em branco ou anulariam o voto, foram apenas 1,80%.


QUADROS ILUSTRATIVOS


A pesquisa, considerando a proximidade da eleição, domingo, dia 5, formulou apenas uma pergunta estimulada: em quem o eleitor iria votar com os nomes citados e listados. Foram 500 entrevistas dentro dos critérios científicos exigidos pelo TSE com base no banco de dados do IBGE no critério de sexo, idade, escolaridade e demais ponderações como renda familiar.

A seguir quadro demonstrativo com números inteiros e percentuais correspondentes.

MARGEM DE ERRO

O Instituto LEIA PESQUISA ao entrevistar 500 pessoas acima de 16 anos, produziu uma margem de erro de 4,35% para mais ou para menos. Neste cenário, o candidato Doutor Antônio fica entre o mínimo de 50,45% e o máximo de 59.15%. No mesmo critério, Zé Lima tem para menos do apurado 28,45% e o máximo 37,15%.

VOTOS VÁLIDOS

Extraindo os votos inválidos (Não sabe, Brancos e Nulos), os dois principais adversários mantém uma distância de 24,35% em favor do Doutor Antônio que figura na simulação com 61,16% e Zé Lima com 36,81%. Esse quadro não é um indicativo exato, mas a inclinação, considerando o redistribuição igual para chegar 100% com a extração dos votos inválidos.

OSCILAÇÃO DAS PESQUISAS DO LEIA

A pesquisa é o retrato do momento. Assertiva primária sobre amostragem científica durante período eleitoral. Há 3 dias das eleições, o candidato Zé Lima nunca conseguiu tomar a liderança do Doutor Antônio. A melhor situação do pedetista foi na pesquisa publicada no dia 6 de junho, início da campanha, com um empate técnico no limite: 48,40% para Doutor Antônio contra 40,80% de Zé Lima.

Mesmo com a máquina na mão, Zé lima não conseguiu conter o crescimento do seu principal concorrente que ostentou na pesquisa do dia 26 de maior 61,40%. Ele decresceu para 31,20% e manteve-se na atual realizada ontem, 02, com 32,80%. Doutor Antônio obteve uma queda, não muito substancial, para 54,80%, que é a soma do crescimento dos concorrentes, nada significativo, com os indecisos, em relação amostragem anterior.

Há 20 anos a FOLHA DO ES realiza pesquisa através do INSTITUTO LEIA.