O prefeito que já estava afastado há 90 dias, iria reassumir o mandato nesta quarta-feira (15). No entanto, por uma decisão do Tribunal da Justiça, José Ricardo da Costa (PDT) ficará mais 60 dias afastado do cargo até o termino das investigações sobre irregularidade na prefeitura.

 

Em outubro do ano passado, ele e o secretário municipal de Obras e Serviços, André Layber Miranda, foram afastados, durante a segunda fase da operação Rubi. Ambos estão proibidos de entrarem nas dependências da Prefeitura de Piúma.

 

A Operação tem como objetivo desarticular uma organização criminosa constituída para lesar os cofres dos municípios de Presidente Kennedy, Marataízes, Jaguaré e Piúma por direcionamento licitatório em favor de empresas contratadas, pagamento de propinas a agentes públicos e superfaturamento de contratos de prestação de serviço público.

 

Ao todo, dez pessoas foram alvos da Operação Rubi. O afastamento do prefeito ocorreu em outubro de 2019 e durou o prazo estabelecido para as investigações. Os agentes apreenderam documentos nas residências dos investigados.