Prefeito eleito em Itapemirim, Antônio da Rocha Sales, o Doutor Antônio (PP) será diplomado na próxima segunda-feira (27) às 14 horas no Salão do Juri do Fórum de Itapemirim. A agenda da cerimônia foi oficializada pelo Juiz Eleitoral da 22ª Zona, Leonardo Augusto de Oliveira Rangel.

Antônio comandará a cidade pela primeira vez. A data da posse é 1º de julho, quando assume a chefia do Executivo municipal com mandato até 31 de dezembro de 2024.

Faltando pouco menos de uma semana para troca da gestão, o futuro governo enfrenta seu primeiro desafio. Até este momento o prefeito interino, José de Oliveira Lima, o Zé Lima (PDT), que perdeu a eleição para Doutor Antônio, não permitiu que a equipe de transição designada pela coligação vencedora possa ser nomeada e tomar conhecimento das contas públicas do município.

A falta de transparência e o descumprimento das normas legais acendeu o sinal amarelo da futura gestão. Já é cogitado por alguns integrantes do grupo a necessidade de uma auditoria geral nas contas da administração. Pela protelação ao acesso das contas, suspeita-se de um descontrole grave nas finanças do município.

Segundo informações, o prefeito eleito já estaria tomando medidas judiciais para conter irregularidades do governo transitório.

Diplomação 

É o ato pelo qual, em solenidade formal previamente marcada, em que Tribunal Eleitoral entrega o título que certifica o candidato como eleito.

Equipe de transição

O chefe do Poder Executivo em término de mandato possa informar ao candidato eleito sobre as ações, os projetos e os programas em andamento, visando dar continuidade à gestão pública; e

O candidato eleito, antes da sua posse, possa conhecer, avaliar e receber do chefe do Poder Executivo atual, todos os dados e informações necessários à elaboração e implementação do programa do novo governo.