Folha do ES
Dom, 14 de Ago
32 ANOS DA FOLHA DO ES

Home   Política     Espírito Santo


TRE determina data da diplomação do prefeito eleito em Itapemirim

TRE determina data da diplomação do prefeito eleito em Itapemirim

E governo interino segue protelando nomeação da equipe de transição de Doutor Antônio

  Por Redação

  23.junho.2022 às 10:28

Prefeito eleito em Itapemirim, Antônio da Rocha Sales, o Doutor Antônio (PP) será diplomado na próxima segunda-feira (27) às 14 horas no Salão do Juri do Fórum de Itapemirim. A agenda da cerimônia foi oficializada pelo Juiz Eleitoral da 22ª Zona, Leonardo Augusto de Oliveira Rangel.

Antônio comandará a cidade pela primeira vez. A data da posse é 1º de julho, quando assume a chefia do Executivo municipal com mandato até 31 de dezembro de 2024.

Faltando pouco menos de uma semana para troca da gestão, o futuro governo enfrenta seu primeiro desafio. Até este momento o prefeito interino, José de Oliveira Lima, o Zé Lima (PDT), que perdeu a eleição para Doutor Antônio, não permitiu que a equipe de transição designada pela coligação vencedora possa ser nomeada e tomar conhecimento das contas públicas do município.

A falta de transparência e o descumprimento das normas legais acendeu o sinal amarelo da futura gestão. Já é cogitado por alguns integrantes do grupo a necessidade de uma auditoria geral nas contas da administração. Pela protelação ao acesso das contas, suspeita-se de um descontrole grave nas finanças do município.

Segundo informações, o prefeito eleito já estaria tomando medidas judiciais para conter irregularidades do governo transitório.

Diplomação

É o ato pelo qual, em solenidade formal previamente marcada, em que Tribunal Eleitoral entrega o título que certifica o candidato como eleito.

Equipe de transição

O chefe do Poder Executivo em término de mandato possa informar ao candidato eleito sobre as ações, os projetos e os programas em andamento, visando dar continuidade à gestão pública; e

O candidato eleito, antes da sua posse, possa conhecer, avaliar e receber do chefe do Poder Executivo atual, todos os dados e informações necessários à elaboração e implementação do programa do novo governo.


Fonte: Opinião ES

Comentários Facebook


Facebook


Newsletter


Inscreva-se no boletim informativo da Folha do ES para obter suas atualizações e novidades semanais diretamente em seu e-mail.

© 2022 Folha do ES. Todos os direitos reservados.