A Polícia Federal realiza na manhã desta quinta-feira (25), uma operação na Baixada Fluminense contra os crimes de posse e distribuição de material contendo abuso sexual infantojuvenil.

Os agentes federais cumprirem cinco mandados de busca e apreensão em residências localizadas nos municípios de Duque de Caxias e Nova Iguaçu.

 

As investigações começaram em fevereiro deste ano, quando os policiais federais da Delegacia de Polícia Federal, em Nova Iguaçu, identificaram – por meio de rondas virtuais – usuários de internet que estavam armazenando e disseminando arquivos de fotos e vídeos contendo abuso sexual infantojuvenil.

Um dos investigados foi responsável pelo download de quase dois mil arquivos relacionados à prática criminosa, dentro de um intervalo de apenas quatro meses. Ele também possui registros de antecedentes criminais pela prática de associação criminosa, corrupção ativa, concussão e peculato.

A partir dos materiais apreendidos na ação, a Polícia Federal pretende identificar os responsáveis pela produção e compartilhamento de material relacionado ao abuso sexual infantojuvenil.

Vale ressaltar que o ato de armazenar material relacionado a abuso sexual infanto-juvenil configura crime hediondo sem direito a fiança.