O PSB Estadual, através do diretório municipalidade de Sooretama, oficialmente está apoiando Dr. William Bassani (União Brasil).

Drº William Bassani (União)

O partido do governador RenatoCasagrande (PSB) já teve o prefeito Broedel e o vice Fernando Camiletti em seus quadros, além de pelo menos 3 vereadores com mandato, e 1 suplente.

Embora não tenha se manifestado oficialmente, Casagrande sente se traído, pelo fato do vice-prefeito Fernando Camiletti ter anunciado há cerca de 2 anos atrás, que lancaria candidatura à sucessão de Alessandro, pelo Republicanos.

Alessandro Broedel (Repúblicanos)

Com isso, o PSB fez um ensaio com o Chiquinho Bitencourt,  presidente do PSB e ex secretário de Alessandro Broedel. Chiquinho não manteve  a candidatura a prefeito. Mas, colocou o PSB a disposição para compor chapa majoritária com o Vice Fernando.

No entanto, Casagrande sabe que o Republicanos não caminha com ele.

Isso se reflete na municipalidade. Fernando e Alessandro estiveram no Palácio do Governo, tentando resolver a situação, após Chiquinho, alertar que, a segunda opção seria caminhar com William Bassani, que está tecnicamente empatado com Fernando.

Fernando não aceitou a composição com o PSB conforme as diretrizes da executiva estadual, não tendo um diálogo flexível.

O partido do Governador se sente traído, principalmente o governador, que realizou investimentos que ultrapassam a casa dos 60 milhões de reais em Sooretama.

Como o asfalto, que liga Vila Valério a Sooretama e Linhares.

A situação ficou tão complicada, que o Chiquinho Bitencourt, homem de confiança de Alessandro, pediu para deixar o governo ao final de março.

O Presidente Gavini esteve em Sooretama recentemente, e anunciou em um evento na Câmara Municipal, que o PSB caminhará com o União Brasil e demais aliados.

Pelo menos dois vereadores deixaram o PSB a pedido do Prefeitos Alessandro e Vice Fernando,  são eles: Jaqueline Gomes, Tarcísio Bobbio (Carteiro).

Lobão continua no PSB e disputará a reeleição ao lado de William Bassani.

Outro grande aliado é o ex vereador Edson Isidoro, presidente do Progressistas (PP). Políticos locais ficaram surpresos com a tomada de decisão do ex vereador, uma vez que davam como certo, uma candidatura a prefeitura.

Isidoro diz que não é o seu momento, tendo em vista compromissos familiares e profissionais que o deixaram fora das articulações. "Eu reconheço que me faltou tempo para tentar construir uma candidatura majoritária forte; e o Dr. William já estava mais organizado e além disso, teve a humildade de conversar com o partido e valorizar a minha história e também  a importância e força do Progressistas", justificou.

Embora Fernando Camiletti e Alessandro Broedel tentem manter colada a imagem do Governador, que é muito bem avaliada na região, principalmente em Sooretama, a ruptura é fato e está escancarada.

Nesta quinta (18), Fernando lançou oficialmente a sua pré-candidatura no Salão da Associação da Terceira Idade, e algumas publicações em sites e jornais locais e da região, eles anunciaram que representantes do Governador e do PSB estariam presentes, o que não aconteceu.

A Única que participou do evento, foi a Deputada Estadual Janete de Sá, que entrou para os quadros do PSB recentemente, não sendo uma militante de longas datas. Janete, se falou em apoio do PSB à candidatura do vice Fernando, fez sem autorização, confirma o presidente municipal com aval do presidente estadual Gavini.

Conclui se que o Governador Renato Casagrande, bem como seu partido, foram usados e hoje estão sentindo o peso da clara traição do grupo Broedel.