A Corpo de Bombeiros confirmou, na manhã deste sábado (25), a morte da 9ª vítima da chuva que atinge o Espírito Santo nos últimos dias. Trata-se de uma criança que morreu soterrada, em Conceição do Castelo. Mais cedo, já havia sido confirmada a morte da 8ª vítima, que também é uma criança, em Iúna. O último boletim da Defesa Civil, divulgado às 11h, contabiliza mais de 3,8 mil pessoas fora de casa.

 

A Defesa Civil empregou plano de alerta máximo no Estado. Desde sexta-feira (17), o Espírito Santo sofre as consequências do temporal, que levou quatro cidades a decretarem estado de calamidade pública. Nesta sexta-feira (24), voltou a chover forte em algumas regiões e novos municípios foram prejudicados por alagamentos e deslizamentos.

 

“Várias ocorrências de deslizamentos de terra, alagamento a órgãos públicos, hospitais, terminais rodoviários. Realmente, a situação é grave no extremo sul do Estado”, disse o tenente-coronel.

 

• VÍDEO: RIO ITAPEMIRIM TRANSBORDA EM CACHOEIRO-ES

• Região do Caparaó debaixo d’água

• Rio de Castelo sobe 8 metros e inunda a cidade

 

Das nove mortes registradas desde o dia 17, duas aconteceram neste sábado (25). O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil informaram que ainda não têm mais detalhes sobre esses casos, pois as equipes ainda estão em campo. Até o momento, não há desaparecidos.

Há diversos pontos de interdição parcial e total em estradas e rodovias que cortam o Estado, o que dificulta a operação de resgate e a comunicação das equipes, em alguns casos.

Ao todo, são 3.827 pessoas fora de casa, sendo 3.678 desalojados e 149 desabrigados nos municípios de Iconha, Alfredo Chaves, Vargem Alta, Anchieta, Rio Novo do Sul, São Roque do Canaã, Irupi, Mimoso do Sul, Iúna, Apiacá e Conceição do Castelo.