Além do foco na resolução dos salários atrasados de motoristas e trocadores, é possível perceber como pano de fundo uma disputa pela representação dos trabalhadores do transporte coletivo de Cachoeiro de Itapemirim. E isso não só pela legitimidade, mas pela conquista da categoria através da eficiência.

 

E neste ringue se encontram o sindicato dos motoristas, a comissão de representação dos trabalhadores e o vereador Antônio Geraldo (PP). E o ponto alto dessa luta pode ser na sexta-feira (29), quando a Flecha Branca irá apresentar proposta com cronograma de pagamento, a qual será apreciada pelos funcionários em assembleia no mesmo dia.

 

A troca de farpas entre o vereador Antônio Geraldo e o diretor financeiro do sindicato Sergio dos Santos Almeida, mais conhecido como Serjão, não é de hoje. A divergência teve início em 2018, à época da votação do subsídio de R$ 1,6 milhão para o consórcio Novotrans – responsável pelo transporte no município .

 

 

A paralisação dos motoristas na segunda-feira (25) provou que se instituiu uma polarização junto à categoria, entre o sindicato e o vereador.

 

O grupo de funcionários ativo no movimento constituiu uma comissão de representação, que tem como advogados o ex-presidente da Agersa, Luiz Carlos de Oliveira, e Angélica da Silva Paineiras. A comissão se afirma independente, sem vínculo com o vereador; o sindicato diz o contrário.

 

Abaixo, seguem a íntegra das notas enviadas pelo sindicato e a comissão, e também a fala do edil Antônio Geraldo sobre o assunto na sessão ordinária de terça (26) na Câmara Municipal.

 


Nota de Esclarecimento do Sindimotoristas


 

Nota

 

Em resposta à nota publicada ontem pelo consórcio Novotrans, vimos a público esclarecer que:

 

1 – A paralisação ocorrida no dia de ontem, 25 de maio, foi inteiramente LEGÍTIMA, visto que os trabalhadores e trabalhadoras estão com seus salários atrasados, sem receber o ticket Alimentação, sem depósito do FGTS e recolhimento do INSS;

 

2 – Essa situação vem ocorrendo há mais de dois anos, e se agravou com a pandemia;

 

3 – O movimento não tem qualquer cunho político eleitoral, muito pelo contrário, o nosso interesse é sim garantir o direito de receber os nossos salários em dia;

 

4 – Não existe qualquer debate sobre a representatividade no nosso movimento. O que fizemos foi constituir uma comissão de trabalhadores da Flecha Branca, para que pudéssemos tratar dos nossos direitos. Cabe lembrar que a comissão foi recebida juntamente com o Sindimotorista pelo Ministério Público do Trabalho e juntos entabulamos o acordo que suspendeu temporariamente a paralização.

 

5 –  Quanto a participação do Vereador Antônio Geraldo, cabe esclarecer que ele é um representante legitimamente eleito pelo povo e tem a função institucional de fiscalizar os atos do executivo e, como estamos tratando de um serviço público a sua participação se limitou nesse sentido.

 

6 – Por fim cabe esclarecer que estamos abertos a negociação entretanto não abriremos mão dos direitos dos trabalhadores.

 

Comissão de Representação dos Trabalhadores da Viação Flecha Branca

 

Discurso do vereador Antonio Geraldo (PP)