Folha do ES
Qui, 28 de Mai
Cofril 02

Home   Judiciário     Espírito Santo


Hospital do ES recebe respiradores após disputa judicial

Hospital do ES recebe respiradores após disputa judicial

  Por

  02.maio.2020 às 15:25

Na manhã de hoje (02) o Governador do Estado, Renato Casagrande anunciou a chegada de 30 respiradores no Hospital Estadual Dr. Jayme dos Santos Neves, na Serra, após uma disputa judicial.

Recentemente, a Associação Evangélica Beneficente Espírito Santense (Aebes), responsável pela gestão do Hospital Estadual Dr. Jayme dos Santos Neves, recorreu à Justiça Federal para garantir a entrega dos 59 ventiladores pulmonares adquiridos pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) com o objetivo de expandir o número de leitos na UTI disponíveis para o tratamento de pacientes em quadros graves do novo Coronavírus (Covid-19). A ação judicial tem como réu a União, que requisitou a posse dos aparelhos da fornecedora. No dia 25 de março, a 4ª Vara Federal Cível de Vitória determinou a entrega dos equipamentos solicitados ao hospital do Espírito Santo. Na manhã deste sábado, 30 dos 59 foram entregues.

Entenda

Conforme a decisão judicial, a Sesa teria iniciado a compra dos 59 aparelhos no dia 16 de março, 3 dias antes do Governo Federal requisitar, por meio do Ofício n. 43/2020, a posse dos ventiladores pulmonares. Apesar disso, no dia 22 de março, a administração do Hospital Estadual Dr. Jayme dos Santos Neves, localizado na Serra, foi informada pela empresa fornecedora, Magnamed Tecnologia Médica, que a entrega não seria realizada.

A determinação favorável ao hospital levou em consideração não apenas a data da solicitação, anterior à requisição da União, como também o fato de que o Hospital Estadual Dr. Jayme dos Santos Neves foi designado pelo Governo do Estado do Espírito Santo como unidade de referência no tratamento a pacientes infectados pelo novo Coronavírus. Desse modo, a não entrega dos respiradores prejudicaria o combate à pandemia do Covid-19 no estado, podendo resultar no aumento do índice de mortalidade pela doença.


Fonte: Folha Online

Comentários Facebook


Facebook


Newsletter


Inscreva-se no boletim informativo da Folha do ES para obter suas atualizações e novidades semanais diretamente em seu e-mail.

© 2020 Folha do ES. Todos os direitos reservados.