Pacientes e funcionários do Hospital Federal de Bonsucesso, localizado na Zona Norte do Rio, passaram por momentos de medo e tensão na manhã desta terça-feira (27). Um incêndio de grandes proporções atingiu o prédio 1 do complexo hospitalar, e necessitou de horas de trabalho do Corpo de Bombeiros para ser contido.

Diante do cenário de emergência e receio de uma tragédia, cerca de 200 pacientes tiveram que ser removidos do local onde o foco do incêndio se deu (prédio 1), bem como no prédio 2. Alguns deles foram removidos para outras áreas do complexo, enquanto outros pacientes foram levados de maca ou em colchões para a Rio Paiva Pneus, estabelecimento que fica ao lado do Hospital Federal.

Cerca 30 pacientes internados foram transferidos para outras unidades de saúde da rede pública do Rio de Janeiro. Entre elas, o Souza Aguiar, no Centro, e o Evandro Freire, na Ilha do Governador.

 

Óbito confirmado

Inicialmente, a assessoria da unidade hospitalar e o Corpo de Bombeiros não haviam registrado feridos ou mortes no acidente. Entretanto, horas depois, a direção do hospital confirmou que uma paciente de 42 anos, diagnosticada com Covid-19, acabou não resistindo durante o ato de transferência. O estado dela já era tido como gravíssimo.

 

Reincidência

Casos de incêndio em hospitais do Rio de Janeiro têm se tornado rotineiros desde o ano o passado. Em um recorte curto, houve ao menos um incêndio de grandes proporções, outros três princípios de incêndio, além do incidente ocorrido nesta manhã no Hospital Federal de Bonsucesso.