A Delegacia de Polícia Federal em Cachoeiro de Itapemirim cumpriu na data desta quarta-feira (16) quatro mandados de busca expedidos pela Justiça Federal, e relatada a investigação que apura suspeita de desvio de recursos públicos, que eram examinados à merenda escolar, dando continuidade a Segunda fase da Operação Snack Zero.

Foram cumpridos mandados em residências de funcionários públicos municipais, empresários e na Secretaria Municipal de Educação.
Foram apreendidos documentos e mídias eletrônicas que serão objeto de análise posterior.

A Primeira fase da Operação Snack Zero ocorreu em fevereiro de 2019, quando 52 policiais cumpriram 12 mandados de busca e apreensão em Cachoeiro de Itapemirim, Presidente Kennedy, Marataízes, Viana e Cariacica

A ação investiga fraudes em licitações para compra de merenda escolar, inclusive com verbas federais, bem como a oferta/pagamento de vantagens indevidas a servidores públicos coniventes com as fraudes.

As fraudes consistiam principalmente no prévio ajuste entre empresas que participavam das disputas, prejudicando seu caráter competitivo e causando prejuízos ao Poder Público, com o aumento do preço dos gêneros alimentícios adquiridos. Mas também foram detectados indícios de fornecimento de produtos com validade vencidos.

Os procedimentos licitatórios com indícios de fraudes ocorreram nos municípios de Marataízes, Fundão, Jaguaré, Vargem Alta, Muqui, Castelo, Rio Novo do Sul e Piúma. E as empresas supostamente envolvidas nas fraudes estão estabelecidas nos municípios de Cachoeiro de Itapemirim, Presidente Kennedy, Marataízes, Viana e Cariacica.