O presidente da República, Jair Bolsonaro, inaugurou, nesta terça-feira (16), a embaixada brasileira no Bahrein. A cerimônia que marcou a abertura da representação diplomática brasileira no país do Oriente Médio aconteceu na cidade de Manama. Esta é a primeira vez que um chefe de Estado do Brasil visita o país.

Os dois países já mantinham relações diplomáticas desde 1971, mas até hoje os interesses brasileiros na região eram representados pela embaixada no Kuwait. Para o Ministério das Relações Exteriores, a criação de uma representação própria no país permitirá que os laços comerciais entre as duas nações sejam ampliados.

 

Além da abertura da embaixada, Bolsonaro também teve um encontro com o rei do Bahrein, Hamad Isa Bin Kalifa. O líder brasileiro foi recebido com um almoço no Palácio Real e assinou acordos de cooperação nas áreas de política, cultura e esportes.

Após passar pelos Emirados Árabes Unidos e pelo Bahrein, o presidente seguirá, nesta quarta-feira (17), para Doha, no Catar, último destino da viagem ao Oriente Médio. O objetivo da viagem pela região é fortalecer as relações do Brasil com as nações do Golfo Pérsico, que são grandes produtores de petróleo e possuem fundos soberanos de investimentos.