O Prefeito  do Município de Bom Jesus do Norte/ES, Antônio Galhano Azevedo (PMN), responde por uma CPI por compra irregular de medicamentos com verba federal do Senador Marcos Do Val (Podemos). A denúncia de conluio entre o Chefe do Executivo e o ex-deputado federal, Marcelino Fraga, envolvendo direcionamento de licitação, inflamou a base de apoio e sua cassação não descartável ao final do relatório da comissão processante.

Em sessão da comissão processante da última terça-feira (11), o Relator Vereador Izaias Campos Baptista apresentou parecer pedindo a cassação do Prefeito, acompanhado pelo Presidente, Vereador Alexandre de Souza Prepeta e todos os membros da Comissão Processante (parecer em anexo). O plenário da Câmara votará na próxima segunda-feira (17), em sessão plenária, a cassação ou não do Chefe do Executivo Municipal.

Essa não é a primeira CPI que o Chefe do Executivo responde durante seu segundo ano de mandato, no entanto, conseguiu se manter no cargo até então, por ter a maioria dos vereadores na sua base para arquivar as denúncias anteriores. Acontece que agora, dois dos seus vereadores de base, após tomarem conhecimento da reunião do Prefeito com o ex-deputado Marcelino Fraga, no gabinete do Prefeito, um dia após a empresa do ex-deputado ficar em segundo lugar em licitação do município, passaram a desconfiar da  sua probidade.

Os  ânimos mudaram porque o próprio Marcelino divulgou fotogafia (Prefeito, ex-deputado e ex-Prefeito Ubaldo) em sua rede social e isso repercutiu na imprensa capixaba de maneira negativa. O jornal FOLHAES denunciou o fato apontando os motivos a reunião. Vereadores da base não ficaram satisfeitos com esse comportamento do Prefeito Toninho.

 Um vereador, de vários mandatos, e que faz parte da base do governo, disse: “todo capixaba, politico ou não politico conhece a história suja desse Marcelino, ele desde quando era deputado exigia alguma coisa em troca de suas "ajudas". Está condenado pela justiça federal não é atoa. Assustei-me ao ler a noticia no Folha com a foto deles juntos, quem anda com bandido, no mínimo passa a ser suspeito, se ele (prefeito) não tiver uma boa explicação, estou fora de sua base.”

Outro vereador também da base aliada pontuou: “ Toninho ao se juntar com a velha e conhecida politica suja do Estado do ES, não está traindo apenas a nós que somos seus companheiros, trai covardemente o povo bom-jesuense que votou nele pensando que era honesto”. 

Se o prefeito perder esses dois votos, não revelados na reportagem para não comprometer a votação com possível alegação de pré-julgamento, a vida do Prefeito fica muito difícil, se não conseguir mudar a cabeça de seus aliados durante esse final de semana, e seja bem provável que a cidade tenha o atual vice, Marcão, como novo Prefeito.

A sessão parlamentar marcada para a próxima segunda-feira promete abalar a divisa capixaba com a Fluminense.


MATÉRIA DA FOLHAES

- Licitação com Marcelino pode levar prefeito Toninho a suspeito de prevaricação