Chama atenção o processo que irá eleger o novo comando do PSDB do Espírito Santo, chapa única e denominada de "Acelera 45" ela é liderada pelo deputado estadual Vandinho Leite. 

Vandinho deputado estadual pela 3° vez (Não consecutiva) começou sua trajetória pelo PR de Magno Malta e teve seu ápice político na primeiro Governo Casagrande onde foi secretário estadual de Esportes e levou os campos bom de bola para todo o ES. 

Nesse período também saiu do PR e se filiou ao PSB e com as bênçãos de Audifax Barcelos , então Prefeito da Serra (reduto de Vandinho). Saiu a deputado federal em 2014 e perdeu, mesmo com excelente votação. Obteve 86.506 votos (4.82%).

Não eleito, rompeu publicamente com Casagrande e Audifax, seus fiadores da espetacular votação oriunda do espaço na Secretaria de Esportes e da  máquina da prefeitura da Serra. Vandinho se deixou usar para polarizar como candidato anti-Vidigal.

Culpando os ex-padrinhos, exercendo o direito de trair, foi para o PSDB pelas mãos do Prefeito de Vila Velha Max Filho, pelo ex-vice Governador César Colnago e pelo ex-senador Ricardo Ferraço, com o discurso de que seria candidato a Prefeito da Serra, mas por um arranjo da geopolítica do ex-governador Paulo Hartung, com interveniência de Ferraço, acabou como candidato a Vice Prefeito de Vidigal em 2016, perdendo para o ex-tutor Audifax, em campanha polarizada. 

Logo após, acabou por integrar o Governo de Paulo Hartung como secretário de ciência e tecnologia, mostrando que coerência não é muito seu forte. Na secretaria, fez do projeto Oportunidades seu novo "programa eleitoral" , levando cursos de qualificação a toda Grande Vitória, cursos estes com intuito de qualificar mão de obra, feito em parcerias com entidades, lideranças políticas e vereadores. 

O sucesso desse projeto político, desta vez foi bem menor : obteve 19.799 votos, uma marca bem inferior a 2010 (38.548) 2006 (20.593)

Como secretário de ciência e tecnologia, disputou a convenção contra Max Filho e foi alçado ao posto de secretário geral do PSDB, representando o grupo de Hartung que tinha Octaciano Neto e Paulo Ruy como escudeiros, utilizando o cargo para rodar o Estado e se consolidar como líder do partido, por influência do ex-senador Ricardo Ferraço e com a derrota de César Colnago para a Câmara Federal.

Vandinho tem sido um dos principais deputados críticos do Governo do Estado. Como presidente da Comissão de Educação na Assembleia Legislativa foi na jugular do governo socialista no episódio da troca dos superintendentes de educação e em outros momentos disse que o diálogo havia acabado.

Sem dúvida estará no páreo da eleição da Serra em palanque oposto ao PSB de Bruno Lamas, seu oponente regional. Vandinho não tem DNA político identificável. Abusa do direito de trair. É a sua natureza! Por isso e muito mais é inconfiável mesmo no apertar de mão!