A FOLHAES revelou em primeira  mão que, em plena pandemia do Covid-19, o Governador Renato Casagrande (PSB) comprou com dinheiro público picanha, sorvete, chocolates, paleta de cordeiro, pernil de porco sem osso, frutas importadas, cuscuz marroquino, dentre dezenas de outras iguarias para sua residência oficial na Praia da Costa. Além de bebidas alcoólicas, como vinhos, cervejas e outras.

Na Casa Residencial, em Vila Velha, Casagrande vive de frente para o mar, com praia privativa, cercado de funcionários pagos pelo contribuinte. Assim como no Palácio Anchieta, em Vitória.

* Leia a reportagem.

Casagrande faz lockdown e pede sacrifício, mas tem dispensa cheia de picanha a sorvete

Após essa reportagem, o jornal foi informado por fontes protegidas pelo sigilo constitucional que o Governador socialista também mandou comprar lagostas, camarões VG, siri, badejo, robalo e outros frutos do mar para sua residência. 

Leia mais:

Casagrande usa Procuradora Geral do MPES para atingir Capitão Assunção

PSB Nacional denuncia Exército por compra de picanha. Casagrande faz pior

 

Isso ocorreu em plena pandemia, também com dinheiro público, por meio do edital nº 027/2020 no processo nº 2020-GGZWP, com dispensa de licitação.

A FOLHAES tentou acessar a íntegra do edital no site de compras oficial do governo (www.compras.es.gov.br), mas o documento simplesmente foi retirado do ar. O jornal documentou isso em vídeo, confira:

  • ASSISTA AO VÍDEO DO JORNAL ACESSANDO O EDITAL FORA DO AR:


Coincidência ou não, o edital de lagostas, camarões VG e peixes nobres simplesmente sumiu após a primeira reportagem sobre as compras abusivas para a casa do  Governador Renato Casagrande. Compras sem interesse público que mostram desvio de finalidade, passíveis inclusive de investigação.

Contudo, não conseguiram ocultar que a empresa contratada para fornecer peixes e frutos do mar para a casa do Governador foi a HFL ALVES PESCADOS no valor de quase R$ 2.5 mil reais mensais só para isso. Com mais uma dispensa de licitação, como já destacado.

Veja abaixo provas da compra sem licitação de lagostas, camarões VG e outros para a casa de Casagrande.


  • PUBLICAÇÃO NO DIÁRIO OFICIAL DO EDITAL DA COMPRA DE LAGOSTAS, CAMARÕES VG E PEIXES NOBRES COM DISPENSA DE LICITAÇÃO:


  • IDENTIFIÇÃO DO PROCESSO E DO EDITAL, COM RESUMO DO OBJETO

  • RESUMO DA CONTRATAÇÃO SEM LICITAÇÃO DA EMPRESA HFL ALVES PESCADOS E VALORES

  • EDITAL FORA DO AR